Translate

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Migrando Dynamics AX Para Outro Dominio.

Neste tutorial vou mostrar como importar uma database do Dynamics Ax em um outro domínio.

Este procedimento é necessário quando ocorre algum problema no DC da empresa e que seja impossível recupera-lo, ou quando há a necessidade de levar a database do cliente para o ambiente de desenvolvimento do parceiro Microsoft ou do parceiro para o cliente.

Nestes casos o nome do domínio seria alterado, com essa alteração a database do Dynamicx Ax não será acessível pelos usuários do novo domínio, mesmo que o domínio tenha o mesmo nome do domínio anterior e que seus usuário também possuam o mesmo nome do domínio anterior.

Pelo fato de o Dynamics Ax ser vinculado ao AD do domínio, a database do Dynamics Ax não faz a autenticação do usuário apenas pelo nome de usuário, também é feita uma autenticação do SID de cada usuário, este SID nunca é repetido, portanto ao alterar o domínio cada novo usuário recebe um novo SID. Como na database do Dynamics Ax os SID's registrados pertencem ao domínio de origem da database o login do novo usuário não será permitido.

Neste tutorial mostro como importar a database do Dynamics Ax em um novo domínio e atualizar o SID para que o usuário do novo domínio tenha acesso ao Dynamics Ax.

O primeiro passo é fazer a instalação do Dynamics Ax no servidor ja configurado no novo domínio, lembre-se de atualizar o Dynamics Ax exatamente como estava o Dynamics Ax no antigo domínio para evitar conflitos. Após instalado e funcionando, pare o serviço do dynamics ax no Windows.
Abra o Management studio do SQL server.
Faça backup da nova database e anote o nome da database, este nome será usado nos próximos passos, após o backup clique com o botão direito sobre a database e escolha a opção delete.

Confirme a exclusão da database.

Agora o Dynamics Ax não tem mais uma database.
Abra o diretorio do SQL Server no Windows onde ficam armazenadas as databases do SQL, dentro desta pasta copie o arquivo de backup da database do Dynamics Ax do domínio antigo.
No management studio do SQL Server clique com o botão direito do mouse em qualquer parte da tela e escolha a opção "Restore Database"
Em "To database" digite o nome da base deletada exatamente como ele era.
Marque a opção From Device e clique no botão ao lado ([...]). Clique no botão Add e localize o arquivo de backup.
Selecione a database e clique em OK.

Clique em Ok novamente.

Marque a caixa de seleção e clique em ok.

Aguarde o processo de importação da database ser finalizado.

Se não houver erros a seguinte mensagem será exibida.

Agora temos a base antiga restaurada, com o novo nome, no servidor do novo domínio.
Inicie o serviço do Dynamics Ax no Windows.

Com a base restaurada tente abrir o Dynamics Ax, pelo fato de o SID do usuário atual não ser o igual ao SID registrado na database do SQL a seguinte mensagem será exibida:
A restauração da database foi feita com sucesso, agora vamos atualizar o SID na database do Dynamics Ax no SQL para que o novo usuário possa abrir o Dynamics Ax.
Precisamos instalar no servidor a ferramenta Resource Kit Tools para Windows server 2003, que pode ser baixada pelo seguinte link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=9D467A69-57FF-4AE7-96EE-B18C4790CFFD&displaylang=en.
Depois de instalar o Resource Kit Tools abra o command Shell pelo menu iniciar, como na imagem abaixo:

No Shell digite o comando REGSVR32 ACCTINFO.DLL e pressione Enter. clique em ok na mensagem e feche a janela do Shell.

Abra o Management studio do SLQ Server clique no botão "New query".
Na barra de ferramentas, selecione a database a ser utilizada e digite o seguinte comando:
update userinfo set networkdomain = 'dominio.com' ("dominio.com" deve ser substituido pelo nome do novo domino da empresa.)
Pressione o botão F5 para executar o comando.
Este comando substitui o nome do antigo dominio pelo nome do novo dominio da empresa na tabela userinfo do dynamics ax.

Agora abra o Active Directory e clique com o botão direito sobre o usuário utilizado para o acesso ao Dynamics Ax. todo este processo está sendo feito com o usuário Administrador do domínio. Após clicar com o botão direito sobre o usuário, escolha a opção propriedades e clique na aba "Additional Account Info", esta aba só é visivel após a instalação do Resource kit tools e do registro da dll como mostrado anteriormente. Selecione e copie o SID do usuário.

No management studio digite o seguinte comando:
update userinfo set SID = '******************' where networkalias = 'Nome do usuário'
Veja o exemplo da imagem abaixo:

Se as informações foram digitadas corretamente apartir de agora o usuário do novo domínio tem acesso ao Dynamics Ax.
Basta agora acessar o Dynamics Ax, adcionar os usuários do novo domínio e configurar as permissões de acesso.
Para completar a restauração restaure tambem os arquivos de desenvolvimento como mostrado neste link http://fsilvajunior.blogspot.com/2010/05/backup-de-desenvolvimentos-do-dynamics.html.
Espero ter ajudado!
Em caso de duvida me mande emails e reponderei o quanto antes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário