Translate

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Criação e configuração de grupos de segurança no Dynamics Ax5.0.

Neste tutorial vou mostrar como criar um grupo de segurança, configurar as permissões e importar os usuarios para o grupo criado.

Ao abrir o Dynamics Ax5.0, no modulo de administração, em configurações, clique em "grupos de usuarios".


Na tela de gerenciamento de grupos, clique em "Arquivo -> Novo" ou utilize o atalho "CTRL + N" para criar um novo grupo.

Preencha as informações de identificação do grupo e clique em salvar.

Clique agora no botão "Permissões".
Clique agora na aba "Permissões". e aguarde o carregamento das tabelas.

Após o carregamento das tabelas temos todos os módulos do Dynamics Ax5.0. estes módulos são exibidos de acordo com a licença de uso adquirida pela empresa.
Para configurar as permissões é necessário clicar sobre o modulo desejado, pois não é possível marcar a caixa de seleção, com o modulo selecionado é possível escolher o tipo de acesso que o grupo terá neste modulo, existem 05 opções, descritas logo abaixo:
- Sem acesso – nega acesso a todas as tabelas especificadas.
- Exibir – permite a exibição das informações nas tabelas especificadas, mas não permite alteração.
- Editar – permite alteração nas informações da tabela especificada, mas não permite criação ou exclusão de novas informações.
- Criar – permite a criação e edição das informações nas tabelas especificadas mas não permite exclusão.
- Controle Total – permite o controle total nas tabelas especificadas.
Assim, selecione a permissão de acesso de acordo com a necessidade do grupo.
É extremamente importante deixar claro que podem ocorrer problemas durante a configuração de permissões devido ao fato de haverem links entre tabelas de diferentes módulos. Por Exemplo: Ao liberar acesso total ao modulo Contas a Receber, o usuário pertencente a este grupo, ao acessar o Dynamics Ax5.0, pode não ter acesso a uma determinada tabela neste modulo, pois esta tem um link com uma tabela contido no modulo Contas a Pagar, no qual o grupo não tem permissão nenhuma.
A única forma de corrigir este problema, e verificar qual a tabela, e liberar acesso a ela no modulo Contas a Pagar.
O processo de configuração de segurança para um grupo e extremamente trabalho e cheio de detalhes, muitos dos problemas são configurados na base da tentativa e erro, até que o resultado desejado seja alcançado. portanto, muita paciência neste processo!

Após configuradas as permissões, ainda na tela de gerenciamento de grupos, clique na aba "usuários".

Selecione os usuários que farão parte deste grupo e clique na seta para a esquerda para adicionar estes usuários ao grupo criado.

Apartir de agora estes usuários pertencem ao grupo Tst, e só podem visualizar oque foi configurado nas permissões deste grupo.


As permissões no Dynamics Ax5.0 são configuradas para um grupo, e nunca para um usuários.
O mesmo usuário pode fazer parte de mais de um grupo, contanto que não haja conflito entre as permissões destes grupos, em caso de conflito de permissões, a permissão que vai prevalecer será a que tiver direitos maiores.
Em caso de duvida ou problemas, enviem email e responderei o mais rápido possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário