Translate

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Atualização do Dynamics Ax4.0.

Neste tutorial vou demonstrar como atualizar o dynamcis ax4.0, esta atualização é necessária para clientes que utilizam o dynamics ax4.0 e pretendem utilizar o softteam ou enviar NFe utilizando o ax.
Em tutoriais anteriores mostrei como efetuar a instalação do dynamics ax4.0, mas não sua atualização, este método serve também para atualização com arquivo anteriores ao utilizado aqui.

É extremamente importante seguir a lista passo a passo, não deve ser pulado nenhuma etapa desta lista, ou ocorrerão erros no final.
Apenas na indicação da licença e na criação do projeto de atualização é que basta clicar na seta azul ou verde ao lado esquerdo da tela.

Repito, siga passo a passo, a sequencia exata desta lista!

Na imagem abaixo, notem que a Application version é a 4.0.2503.696. Vou atualiza-la para a Application version 4.0.2503.1130, versão homologada para utilização com o softteam, e essa realmente funciona!!!

 

É necessário parar o serviço do dynamics ax nos serviços do Windows. Não se esquece de efetuar os backups necessários antes desta atualização!

Após para o serviço do dynamics ax, acesse o diretorio onde estão instalados os arquivos do dynamics ax, localize o arquivo "AXDIP.AOD", renomeie este arquivo ou recorte-o e cole-o em um lugar diferente.

Agora, utilizando o arquivo de atualização disponibilizado pela Microsoft, cole este arquivo neste mesmo diretorio. Lembrando que o arquivo de atualização tem exatamente o mesmo nome do arquivo removido anteriormente, com um tamanho maior. Este é o arquivo responsável pela atualização!

Após copiar o arquivo, volte aos serviços do Windows e inicie o serviço do dynamics ax.

Com o serviço iniciado, abra o dynamics ax client e vamos executar a lista de verificação de atualização.
O primeiro passo é a compilação, clique em "compilar aplicativo" depois clique em sim e vá tomar um cafezinho!!!

Não é necessario indicar o arquivo de licença pois este passo foi feito durante a instalação do dynamics ax.
O próximo passo é a pré-sincronização, clique em pré-sincronizar e na tela ao lado clique em executar.

Se todos os trabalhos forem efetuados com sucesso, clique em OK e vá para a sincronização. se os trabalhos não forem executados totalmente, avance mais neste tutorial, na parte de pós-sincronização, e veja a explicação de como acelerar a execução destes trabalhos.

Clique em sincronizar e aguarde o processo ser finalizado.

Clique em pós-sincronização e na tela ao lado clique em executar. normalmente aparecerá uma tela com os processos e seus estados de execução.

Para finalizar a pós-sincronização, basta abrir uma segunda instância do dynamics ax, ou seja, executar o client pelo menu iniciar novamente. Agora note que temos 02 dynamcs ax em execução, este processo acelera a execução dos trabalhos em lote. É normal que nos passos de pré e pós sincronização este método seja efetuado. Quando na segunda instância o processamento em lote parar, feche-a, e aguarde a mensagem de atualização que vai aparecer na primeira instância, se o botão OK não for habilitado, abra novamente uma segunda instância e aguarde. Repita este processo até que 100% dos trabalhos sejam executados e o botão OK habilitado.

Agora clique no botão OK.
O passo de "Criar projeto de atualização", basta clicar na seta verde e ele estará completo, deixo este passo para os desenvolvedores!

Com toda a lista finalizada, basta abrir novamente o Dynamcis Ax4.0 e utiliza-lo normalmente.

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário