Translate

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Instalação do Workflow para Dynamics AX2009.

Neste tutorial vou mostrar a configuração do Workflow no Dynamics Ax2009.
Para que o workflow funcione corretamente é necessário que o Role Center e Enterprise Portal já esteja instalado, veja aqui como efetuar esta instalação.

Insira o DVD de instalação e clique em "Microsoft Dynamics AX" para iniciar a instalação.

Selecione o idioma e clique em OK.

Clique em Avançar.

Selecione Adicionar ou modificar componentes e clique em avançar.

A mensagem abaixo indica que nenhum usuário foi adicionado para os processos do workflow. é necessário abrir o Dynamics AX e adicionar os usuários corretos. Clique em sim.

Com o Dynamics AX aberto, no modulo de Administração, em Configuração - Segurança - Contas de serviço do sistema. Neste exemplo eu utilizei a conta do Administrador, sugiro que sejam criados contas especificas para cada serviço. Clique em OK após adiciona-las.

Digite a senha do usuário bcproxy e clique em avançar.

Clique em avançar novamente.

Avançar novamente.

Deixe a opção para reiniciar o IIS marcada e clique em Instalar.

Instalação concluída com êxito, clique em concluir.

Instalação concluída. Agora vamos configurar o workflow no Dynamics AX.
Abra o Dynamics AX no modulo de Administração, em Configuração, clique em assistente para configuração da infra-estrutura do fluxo de trabalho. Na janela do assistente, clique em Avançar.

Ao clicar no botão "Validar", deve aparecer uma mensagem como a da imagem abaixo: "A URL em tempo de execução de fluxo de trabalho é valida". Neste caso clique em Avançar.

Neste passo é necessário criar um grupo de lotes para execução com workflow. Abra o modulo Administração, em Configurações clique em Grupo de lotes. Na aba visão geral crie um novo grupo e preencha os campos necessários. Na aba "Servidores em lote" adicione o servidor do Dynamics Ax.





Continuando com o assistente do workflow, Selecione o grupo de lotes criado e clique em Avançar.

Selecione novamente o grupo de lotes criado e preencha o campo abaixo com o tempo de intervalo para execução do workflow, neste caso eu coloquei para ser executado a cada 01 minuto.

Clique em concluir para finalizar o assistente.

 Com o assistente finalizado é possível criar os fluxos de trabalho normalmente. Este passo não será mostrado aqui, em um próximo tutorial mostrarei como faze-lo.

Em alguns casos, principalmente com sistemas 64bits podem ocorrer erros de validação da URL com a seguinte mensagem de erro: "Workflow validation error: The request failed with HTTP status 405: Method Not Allowed". Se você estiver utilizando o Windows Server 2008 R2 64bits e IIS 7, é muito provavel que você encontre este problema. Para solucionar este problema veja as dicas neste site.
No próximo tutorial mostrarei como configurar a Nota Fiscal Eletronica para Dynamics AX2009.


 Até a próxima!!!

Um comentário:

  1. Francisco, parabéns pelo Blog.
    Estamos com dificuldades em implantar o worflow no gerenciamento de despesas junto ao EP.
    Seria possível nos dar uma luz sobre o assunto? Estamos lançando as despesas no EP, mas as mesmas não estão sendo vistas para aprovação.

    ResponderExcluir