Translate

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

NF-e 2.0, Continuação!

Continuando com a configuração da NF-e, após finalizar toda a parametrização, para testarmos as funcionalidades, devemos criar uma Ordem de Venda utilizado o tipo de documento fiscal criado para a NF-e.
Depois de lançar a NF, vamos ao modulo Contas a Receber, em Atividades Periodicas, expanda a opção Nota Fiscal Eletronica (federal), depois clique em "NF-e (federal)".


Nesta tela nós podemos gerenciar o status das notas lançadas, verificando se elas foram enviadas com sucesso, se houve erro no envio, qual mensagem de erro foi retornada, e apartir dai, corrigir oque for necessário. Na tela abaixo temos uma NF-e enviada com sucesso.

Com a nota enviada com sucesso, se clicarmos no botão "Imprimir", é possível imprimir a DANFE. Talvez sejam necessários ajustes no layout da DANFE.

Se clicarmos no botão "Funções", é possível reenviar uma nota que não foi enviada com sucesso na primeira tentativa, também é possível utilizar o modo de contingencia em caso de site da receita fora do ar, e por ultimo, é possível exportar o arquivo de XML que será enviado.

No ultimo botão, temos o Histórico para consulta de notas enviadas, também é possível visualizar a nota fiscal selecionada e por ultimo, é possível exibir a mensagem XML a ser enviada.

Ao clicar em exibir a mensagem XML podemos validar o arquivo, basta clicar no botão "validar XML", esta opção é muito útil em caso de erros no envio da NF.

Após clicar no botão validar XML é aberta uma tela que mostra os erros contidos no arquivo XML. basta corrigi-los e reenviar a NF.
Devo dizer que para a opção de validação do XML no Dynamics Ax2009, é necessário a configuração do validador XML, está configuração eu vou mostrar no proximo tutorial.
Enquanto o tutorial não fica pronto, para validar um XML com erros, copie o arquivo XML e utilize este site para efetuar a validação e consultar possíveis erros no arquivo de XML.

Até a próxima!!!

Um comentário:

  1. Olá Francisco, muito bom este material me ajudpou bastante, cheguei no momento de lanças as ordens de venda, mas eles ficam com o status de Aguardando o envio, e quando verifico o LOG, tenho a seguinte mensagem:
    "Data da nota fiscal 03/01/2011 Nota fiscal 000000001
    A seqüência de caracteres de data/hora UTC não estava no formato esperado."
    Já viu isso, se puder me ajudar?
    abraço,

    Rafael

    ResponderExcluir