Translate

quinta-feira, 3 de março de 2011

Instalação Softteam para Dynamcis AX2009. 1º Parte.

Este tutorial é o primeiro de uma serie onde pretendo demonstrar a instalação e atualização do softteam e a integração do softteam com o Dynamics AX.
Neste primeiro tutorial vamos preparar o ambiente para que o softteam seja instalado com sucesso.

Um dos pontos mais importantes para a correta instalação do softteam é a configuração dos pré-requisitos. A configuração correta dos pré-requisitos representa uma grande parte da instalação do softteam. Portanto repito, muita atenção aos detalhes dos pré-requisitos. A lista de pré-requisitos está junto com o arquivo de instalação do produto, ou pode ser encontrada aqui neste link.

A primeira observação é referente ao método de instalação, de acordo com o manual de instalação não é possível efetuar a instalação utilizando o acesso remoto (Terminal Server), a instalação deve ser feita diretamente no servidor.

Obs. Já efetuei a instalação via acesso remoto e não tive nenhum problema, mas não aconselho que isso seja feito!!!

Para os requisitos de hardware por favor cliquem aqui.

Atualmente o Softteam está na versão 11.0.5, o ultimo download dos arquivos de instalação foram feitos no dia 28/02/2011, no manual constam os seguintes detalhes sobre os softwares necessários para o Softteam:

O sistema operacional deve ser o Windows Server 2003 32bits, o SQL Server deve ser o 2005 e por ultimo o .NET Framework 3.5 SP1.

Verificando o manual de instalação, versão mais atual, não há qualquer referencia sobre sistema operacional Windows Server 2008 ou SQL Server 2008. Sendo assim, somente seria possível efetuar a instalação do softteam no Windows Server 2003 com SQL Server 2005. Em testes realizados em laboratório a instalação do Softteam foi efetuada com sucesso no sistema operacional Windows Server 2008 64bits utilizando o SQL Server 2008 64bits. Esta instalação não foi testada em produção. Questionei o suporte Microsoft referente a este assunto, de acordo com a Microsoft o Softteam funciona sim neste ambiente, a softteam já está trabalhando na nova versão do InstallShield, algumas mudanças no metodo de instalãção serão feitas, assim que eu tiver mais detalhes colocarei aqui no blog!
O IIS deve estar configurado e o ASP Net habilitado.

O Microsoft Report Viewer 2008 deve estar instalado. Você pode efetuar o download do Report Viewer aqui.

O usuário deve ter privilegio administrativo para efetuar a instalação, para minimizar a margem de erros aconselho que utilize o usuário administrador do domínio.

O compartilhamento de arquivos deve estar habilitado e as configurações regionais e de idiomas devem estar no padrão Português(Brasil) respeitando o formato de data “dd/mm/aaaa” e para números, utilizar separador de casas decimais a virgula (“,”);

Estes foram os requisitos para configuração do sistema operacional e instalação do banco de dados. Vamos ver agora a configuração do banco de dados.

É necessário que, antes de iniciar a instalação do Softteam, sejam criados 03 usuários no SQL Server. Os usuário a serem criados são os seguintes:

Sped Fiscal, Sped Contabil, Ciap e/ou Norma Livros (todos esses utilizam o mesmo usuário): Este usuário deve ter, como default database, a base fiscal (o instalador traz “SPED_FISCAL” como nome padrão);

Norma SIR: Este usuário deve ter, como default database, a base sir (o instalador traz “SIR” como nome padrão);

SGAD(IN86): Este usuário deve ter, como default database, a base in86 (o instalador traz “IN86” como nome padrão);

Nota: Deverão estar criados antes da execução da instalação da “Estação de Trabalho” ou do “Servidor de Aplicação”, pois serão solicitados pelo instalador.

Nota II: Todos os usuários devem ter como Default Language a opção “English”.

Nota III: O default database dos usuários devem ser configurados após a instalação do softteam.

Nota IV: O Installshield conecta-se no banco de dados através de “SQL Authentication”, usuários que utilizam “Windows Authentication” tais como usuários de domínio não estão aptos para a conexão.

Apenas Para Ambientes Integrados com o Microsoft Dynamics:

O servidor/instância qual será instalado deve previamente possuir a base AX_SOFTTEAM instalada. (Base instalada pelo MS-FBI);

Importante: A instalação permite que você escolha bases vazias para o instalador carregar o produto Soft Team ou que o próprio instalador crie as bases. Em ambos os caso deve-se observar que essas bases tenham a mesma Database Collation que o AX_SOFTTEAM (No caso de o instalador criar as bases automaticamente, será solicitada essa informação);

Com os pré-requisitos de sistema operacional atendidos, vamos à criação dos usuários no SQL Server.

Abra o Management Studio do SQL Server, clique com o botão direito do mouse sobre a opção “Logins”, que fica dentro de “Security”, e escolha a opção “New Login”.


Digite o nome do usuário, SPED_FISCAL, e escolha a opção “SQL Server Authentication”.


Desmarque a opção “Enforce password policy”
 


Clique na opção “Server Roles” no painel esquerdo, marque a opção “sysadmin” e clique e OK.


Repita este processo para os usuário IN86 e SIR.


Após atender todos os pré-requisitos e criar os 03 usuários no SQL Server podemos iniciar a instalação do Softteam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário