Translate

terça-feira, 31 de maio de 2011

Instalador Softteam Versão 11.0.6

Vamos hoje instalar o Softteam utilizando o novo Setup.exe, este nos permite instalar o softteam já na versão 11.0.6!!! Sinceramente, este setup está muito melhor!

Efetue o download do arquivo Softteam.Install no portal de produtos da Sonda Procwork, descompacte-o e execute o setup, abaixo temos a imagem da nova "cara" do instalador!!!

Não diferente da versão anterior, é preciso digitar o nome da empresa para continuarmos...

Selecione os aplicativos a serem instalados. Uma coisa muito, mas muito importante mesmo é o fato de o softteam não mais permitir que instalemos servidor de banco de dados, aplicação e estação de trabalho em um servidor que não possua o SQL Server instalado. Ou seja, somente é possível ter todas as funções do Softteam em um servidor com SQL Server instalado. Caso contrario é preciso instalar primeiro o "Servidor de Banco de Dados"" no servidor de SQL Server e depois instalar o "Servidor de Aplicativos" e "Estação de Trabalho" no servidor para os aplicativos de softteam, mais abaixo explico melhor o porque desta mudança!

Selecione as opções que desejar...


Pelo que vi no manual, documento que não acompanha o arquivo de instalação mas pode ser obtido neste link, o produto não trabalha mais com Oracle, apenas SQL 2005 e 2008, essa eu gostei!!!

Selecione se o instalador deve criar as bases ou utilizar bases já existentes, como esta é uma nova instalação, seleccionei para criar novas bases.

É neste ponto que precisamos prestar atenção, no antigo instalador tínhamos o costume de digitar o nome do servidor de SQL Server neste campo, no caso de utilizar uma instância diferente da padrão, digitávamos o nome do servidor e o nome da instância (servidor\instancia). No novo instalador, só é permitido efetuar a instalação do "Servidor de Banco de Dados" em um servidor que tenha o SQL Server instalado. Sendo assim, neste novo instalador somente é necessário digitar o nome da instância, caso seja utilizado uma instância diferente da instância padrão. Se for utilizada a instância padrão, deixe este campo em branco, caso contrario ocorrera um erro mais a frente... repito, utilize o servidor onde está instalado o SQL Server, execute o setup e deixe a opção "Instância" em branco, apenas preencha este campo com o nome de uma instância que não seja a padrão.

Marque se haverá ou não integração com o Dynamics AX.

Utilize a mesma collation utilizada pelo banco de dados AX_SOFTTEAM.

Digite o nome do usuário do SQL Server.

Digite a senha.

Altere o nome dos bancos de dados a serem criados, se necessário.

No novo instalador a criação dos usuários FISCAL, SIR e IN86 é automática, basta preencher os nomes e senhas nas próximas telas e o setup configura tudo! muito bom isso!!!
Ainda é possivel criar os usuarios manualmente caso seja necessario, caso os usuários sejam criados manualmente, durante a execução dos scripts, será exibida uma mensagem dizendo que estes usuários já existem, isso não atrapalha a continuação da instalação!


Está opção também é muito boa, podemos aqui escolher a porta que o softteam web vai utilizar!!!



Clique em instalar e aguarde! Vai tomar um cafézinho!!!


Nesta parte ele começa a executar os scripts do SQL Server, notei que durante a execução uma das mensagens exibidas está errada, ao invés de aparecer "Criptografando...." aparece "Crigrafando....", isso não afeta em nada o processo de instalação... corrigir seria legal!!!

Produto instalado!!!

Veja abaixo imagens dos aplicativos, note que agora no menu iniciar não temos mais o ícone "Totvs", apartir deste novo instalador teremos o ícone "Sonda". Também no C: a pasta "Totvs" foi substituida pela pasta "Sonda".

Note também que a versão Web mudou, antes acessavamos utilizando o endereço http://localhost/sped, apartir do novo instalador o endereço é http://localhost/softteam.

Resumindo, este novo instalador está bem mais fácil, os pré requisitos continuam os mesmos, em testes que fiz simulando ambientes com servidor único e servidores distintos para aplicação e banco de dados nenhum erro ocorreu. A criação automática de usuários economizou tempo de instalação... vou efetuar mais testes e as novidades eu postarei aqui!!!

Lembrando que no site da Sonda já temos 03 "atualizações" para esta versão, (SOFTTEAM.11.0.6.MS1 - SOFTTEAM.11.0.6.1 E SOFTTEAM.11.0.6.2). Efetue o donwload e aplique-as antes de utilizar o softteam.

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário