Translate

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Upgrade de Versão do Windows Server 2008R2

O Windows Server 2008 R2 traz uma nova ferramenta de linha de comando, a DISM, Deploument Servicing and Management Tool. Uma das varias utilizadas desta ferramenta é a possibilidade usar o comando edition-servicing para efetuar o upgrade da versão do Windows Server R2 sem a necessidade de mídia de instalação. Esta funcionalidade é equivalente a do "Windows Anytime Upgrade" no Windows 7, este comando pode ser utilizado em imagens online e offline do Windows e em instalações Full ou Core.

O upgrade com esta ferramenta é rápido e não requer a reinstalação completa do sistema operacional. Roles e features instaladas, assim como outras características (Nome da maquina e contas de usuários) são mantidas. Devido ao fato de as versões estarem armazenadas dentro da imagem, somente as atualizações necessárias são aplicadas neste processo.

Este upgrade é limitado a algumas versões e irreversível, downgrade só formatando!!! Outro ponto importante é que você não pode fazer upgrade de uma versão Full do Windows para uma versão Server Core.

Os seguintes upgrades são suportados:

·         Windows Server 2008 R2 Standard -> Windows Server 2008 R2 Enterprise -> Windows Server 2008 R2 Datacenter
·         Windows Server 2008 R2 Standard Server Core -> Windows Server 2008 R2 Enterprise Server Core -> Windows Server 2008 R2 Datacenter Server Core
·         Windows Server 2008 R2 Foundation -> Windows Server 2008 R2 Standard



A principal ferramenta para este upgrade é a DISM.exe, que é incluída em toda instalação do Windows Server 2008 R2, mais detalhes desta ferramente podem ser vistos na seguinte documentação no TechNet:
TechNet

Um cenário onde se faz necessário este upgrade é onde temos um servidor Hyper-V com Windows Server 2008 R2 Enterprise, limitado a apenas 04 VM's, neste caso podemos mover as VM's temporariamente para um outro servidor e fazer o upgrade deste Windows para a versão Datacenter, onde o limite de VM's é apenas o próprio hardware, depois do upgrade basta trazer novamente as VM's e utiliza-las normalmente, neste caso não houve necessidade de formatar servidor para atualizar a versão do Windows!

A sintaxe do DISM é bem simples. A partir de um prompt de comando, sendo executado como Administrador, você consegue saber quais as possibilidades de upgrade e iniciar o upgrade desejado, logicamente para efetuar este upgrade você vai precisar fornecer o serial correto da versão de Windows para a qual você esta fazendo o upgrade.

Para determinar a versão instalada execute o seguinte comando:

DISM /online /Get-CurrentEdition


Para checar para quais versões é possível efetuar o upgrade execute o seguinte comando:

DISM /online /Get-TargetEditions

E para iniciar um upgrade execute o seguinte comando:

DISM /online /Set-Edition:ServerDatacenter /productkey:ABCDE-ABCDE-ABCDE-ABCDE-ABCDE

Depois de executar este comando o DISM vai preparar o sistema operacional para o upgrade, o servidor será reiniciado 02 vezes enquanto as alterações necessárias  são aplicadas. Depois da ultima reinicialização você terá a nova versão do Windows Server 2008 R2 sendo executada!

É extremamente importante saber que não se pode executar este comando em um servidor controlador de domínio  você pode perde-lo se o fizer.

E é isso ae, fiz vários testes em VM's e obtive sucesso em todos os testes!

Espero que este post, apenas traduzido do TechNet, ajude vocês!

Fonte: TechNet



Nenhum comentário:

Postar um comentário