Translate

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

AX2012 com Compactação de dados.

Galera, vai aqui uma dica interessante para quem tem o AX2012 instalado em um servidor de banco de dados com SQL Server 2008 R2 Enterprise.

Nesta versão do SQL Server é possível habilitar a compactação de dados, este recurso nos ajuda a "ganhar" espaço nos discos físicos onde os arquivos de dados e logs dos bancos ficam armazenados.

Mas tome cuidado, a compactação de dados compacta os dados armazenados dentro do banco de dados, com isso os dados são armazenados e um menor numero de paginas, consequentemente as queries precisam ler menos paginas dentro do banco, isso nós da um ganho maior de performance no I/O dos discos, em contra partida é necessário um consumo maior do processador para a compactação e descompactação dos dados enquanto estes estão em uso, sendo assim é necessário estudar com cuidado em quais tabelas utilizar a função de compactação de dados!

Para mais detalhes sobre a função de compactação de dados do SQL Server 2008 Enterprise veja este link!

Como habilitar a compactação de dados no AX2012:

Abra o AX2012 e depois abra a AOT, expanda os Forms e abra o form SysSQLSetup

Depois de ter avaliado para quais tabelas ou indexes habilitar a compactação basta marcar e escolher as opções corretas neste form e clicar no botão save!

Também podemos habilitar a compactação de dados para todas as tabelas ou todos os índices pelo AX2012, abra o AX e acesso o modulo de administração do sistema e depois abra a opção de Administração do SQL Server que está em atividade periódicas

Selecione Tabelas ou Índices e clique em Ações da tabela, clique em aplicar compactação!

Novamente eu digo, estude bem antes de aplicar estas alterações!!!

Faça backup full do banco antes de alterar estas opções, sempre trabalhe nisso após o horário de expediente e de preferência, se possível, habilite a compactação de dados no momento da instalação do AX2012!


Nenhum comentário:

Postar um comentário