Translate

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Permissões no Dynamics AX2012 R2. O inicio!

Neste post vou tentar esclarecer, e ao mesmo tempo aprender, mais detalhes sobre as permissões de segurança do Dynamics AX2012 R2. Vou tentar diariamente incluir novos detalhes sobre cada nova função no que diz respeito a permissões de segurança do AX2012 R2.

Durante cada post vou incluir dicas importantes para a certificação MB6-872, espero que estas dicas ajudem aos interessados em conquistar esta certificação!

Como este post será atualizado diariamente tentem acompanha-lo e de preferencia comentem e façam perguntas, assim poderei ajuda-los e ao mesmo tempo aprender mais!

Sendo assim, vamos ao trabalho!

Configurando usuários e segurança no Microsoft Dynamics AX2012.

Obs: Este post é valido para todas as versões do AX2012!

O primeiro ponto é esquecer o conceito de grupos de segurança das versões anteriores deste ERP, desta forma será mais facil aprender todo este novo conceito!

No AX2012 a autenticação é feita de forma integrada com o serviço de AD DS, a diferença é que nesta versão é possível escolher outros métodos de autenticação, estes serão discutidos mais a frente!

Dica de prova: No AX2012 é possível conceder permissões diretamente para grupos importados do AD!

O primeiro ponto é entender o significado de alguns nomes que serão muito utilizados nas permissões, tendem entender ao maximo o significado dos termos abaixo, este entendimento os ajudará e muito na prova!

Com a introdução do AX2012 novos termos foram introduzidos, os termos como grupos de segurança já não serão mais tão utilizados. Termos como Security Roles, Duty, Previleges e outros passarão a ser utilizados e precisam ser bem entendidos por nós!

Veja o Diagrama da Arquitetura de Segurança do AX2012, este o ajudará a entender melhor este processo.

Nas versões anteriores do Dynamics AX os administradores precisavam criar manualmente os grupos de segurança e definir as permissões de acordo com a função do grupo criado. Sabemos que ao definir as permissões a um grupo é uma tarefa complicada, em determinados momentos se tornava extremamente difícil  e consumia um grande tempo, localizar determinada tabela ou menu para conceder permissão.

No AX2012 a segurança é baseada em "Regras", para facilitar o entendimento passaremos a nos referenciar  a estas "regras" como "Roles". Estas roles são grupos pré definidos já existentes no Dynamics AX2012. Agora não é necessário saber o nome da tabela ou menu para liberar a permissão, agora basta saber quais são os deveres, tarefas, a serem realizadas por determinado usuário e com isso conceder as determinadas permissões. Sendo assim será necessário um maior conhecimento nas demais funções do AX2012.

Os "deveres" mencionados anteriormente serão a partir de agora chamadas de "duty", nada além de sua tradução para o inglês!

Nas versões anteriores era necessário criar diversos grupos para que fosse possível gerenciar as mesmas permissões para pessoas diferentes em empresas, domínios, diferentes. Isso fazia com que fosse necessário criar inúmeros grupos, as vezes com exatamente as mesmas permissões para que pudéssemos gerenciar as permissões em diferentes domínios. No AX2012 poderemos utilizar uma mesma role em empresas, domínios, diferentes!

Como nas versões anteriores era necessário criar um grupo de segurança e conceder permissões manualmente, para que um grupo tivesse permissão para criar uma ordem de venda era necessário conceder diversas permissões em menus, tabelas e objetos diferentes, e sabemos que não era fácil achar todas!
Agora no AX2012 para que um usuário possa criar, editar ou excluir uma ordem de venda basta que este seja membro da duty "Manter Ordens de venda", esta duty já concede permissão a tudo oque é necessário para o usuário executar suas "duties" normalmente. Fácil né!

Logicamente você poderá criar novas roles ou editar as roles existentes!

Para o Enterprise Portal já não é mais necessário que o usuário possua uma conta no AD DS da empresa, usuários externos poderão acessar o EP sem a necessidade de uma conta de domínio.

Bom pessoal, por hoje é só!

No próximo post vamos nos aprofundar no diagrama de arquitetura de segurança e entender o significado de cada termo e como funciona a segurança no AX2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário