Translate

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Instalação Dynamics AX2012 R2. Parte 7 - Enterprise Search.

O Enterprise Search no Microsoft Dynamics AX 2012 permite aos usuários pesquisar dados, metadados e documentos que estão anexados aos registros usando o Microsoft Dynamics AX cliente ou Enterprise Portal para o Microsoft Dynamics AX. Os usuários podem procurar por substantivos comuns, como 'cliente' e 'relatório de fluxo de caixa. "Os usuários também podem procurar dados específicos, como um nome de cliente, identificação do produto ou número de telefone. A caixa de pesquisa é bem visível no cliente Microsoft Dynamics AX, e os usuários podem ver os termos de pesquisa recentes em uma lista.

Todos os aspectos do rastreamento, indexação e recuperação de dados do Microsoft Dynamics AX e metadados para pesquisa são realizadas por um dos seguintes produtos:

Microsoft Microsoft SharePoint Server 2010

Microsoft Search Server 2010

Microsoft Search Server Express 2010, download gratuito.

Microsoft FAST Search Server 2010

Um desses produtos devem estar disponíveis no ambiente antes de instalar o Enterprise Search. Recomendamos que você use o SharePoint Server 2010, se a sua empresa ou organização pretende implantar Enterprise Portal. De todos os produtos listados aqui, o SharePoint Server 2010 é o único produto que hospeda o Enterprise Portal e o Enterprise Search.


O setup instala o serviço do Microsoft Dynamics AX Enterprise Search no servidor web. O serviço do Enterprise Search é uma DLL. NET que permite aos clientes do Microsoft Dynamics AX e do Enterprise Portal se comunicar com o SharePoint usando serviços web. O serviço do Enterprise Search também permite a comunicação entre os serviços do SharePoint e do Application Object Server (AOS) para rastreamento, indexação e recuperação de dados do banco de dados do Microsoft Dynamics AX.

Arquitetura:


Para iniciar o processo de instalação consulte os requisitos mínimos para este componente utilizando o System Requirements.

Após concluir a configuração dos requisitos mínimos execute o setup do AX e clique em Install.

Clique em Next.

Clique em "Add or modify componentes" e clique em Next.

Selecione a opção Enterprise Search e clique em Next.

Corrija o erro apresentado marcando a opção "Configure" e clicando no botão "Configure".

Sem erros na validação clique em Next.

Digite a senha para a conta de Business Connector e clique em Next.

Agora especifique a conta de serviço a ser utilizada pelo serviço Search Crawler. Neste cenário utilizei a conta administrator, em produção deveremos criar uma conta dedicada a este serviço. clique em Next.

Sem erros na segunda validação, clique em Next.

Clique em Install.

Instalação finalizada com sucesso, clique em Finish.

Na imagem abaixo temos o AX2012 Client sem o Enterprise Search.

Nesta outra imagem temos o AX2012 Client com o Enterprise Search, notem que agora temos uma caixa de pesquisa do lado superior direito da tela!

Para que as pesquisas possam ser utilizadas de forma mais eficiente precisamos executar o assistente de configuração de pesquisa. Antes de iniciar o wizard em questão precisamos verificar as queries que estão habilitadas para pesquisas no AX, para isso abra a AOT, expanda a opção "Queries" e clique com o botão direito sobre uma querie e selecione a opção propriedades. Note que na caixa de propriedades da querie o campo "searchable" esta configurado como "NO", altere este valor. Repita este procedimento para as demais queries que desejar!

Depois de configurar as queries atualize os elementos seguindo os passos da imagem abaixo


Agora com as queries configuradas e os elementos atualizados vamos atualizar as funções do rastreados do pesquisa. Siga os passos das imagens abaixo.



Funções atualizadas com sucesso.
 
Inicie o Wizard de configuração de pesquisa.
 
 
Clique em Next.

Não há como alterar nada, portanto clique em Next novamente!

Clique em Next após selecionar as configurações, eu neste passo não alterei nada.

Clique em Finish.
 
 
Finalizado com sucesso!
 
Agora o Enterprise Search está instalado, configurado e liberado para utilização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário