Translate

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Instalação Dynamics AX2012 R2. Parte 9 - Business Intelligence.

Nesta parte do tutorial vou demonstrar como configurar o Dynamics AX2012 R2 para que possamos efetuar a instalação dos componentes de BI com sucesso.

Os componentes de BI para o Microsoft Dynamics AX fornecem relatórios e funcionalidades de análise que permite visualizar e interpretar dados de negócios.

Em ambientes de produção devemos instalar estes componentes em um servidor de relatórios dedicado para não haver problemas de performance. Para obter mais detalhes sobre cenários para implementação do AX2012 R2 e seus componentes consulte o TechNet.

Logicamente para termos os componentes de BI precisamos do SQL Server 2008 R2 com Analysis Services e Reporting Services instalados e atualizados com o ultimo service pack. Depois de atualizado precisamos verificar se as URL's estão configuradas e acessíveis. Por ultimo precisamos configurar estes parâmetros dentro do AX antes de iniciarmos o processo de instalação.

Existem muitos posts sobre instalação e configuração do SQL Server 2008 R2 e componentes, o TechNet é uma ótima fonte para isso!

Com todos os componentes do SQL Instalados e configurados, vamos iniciar as configurações do AX.

Abra o AX no modulo de Administração do Sistema > Configuração > Business Intelligence > Reporting Services > Servidores de Relatórios.

Preencha os campos conforme as configurações de seu servidor e depois clique no botão "Criar pasta de relatórios".



Agora clique no botão "Validar configurações".

Agora acesse o modulo de Administração do Sistema > Configuração > Business Intelligence > Analysis Services > Servidores de análise.

Altere o nome do servidor.

Agora vamos ao Setup para instalação dos componentes de BI. Novamente execute o setup do AX e avance até a tela para selecionarmos os componentes a serem adicionados, nela selecione a opção "Business Intelligence componentes" e clique em Next.

Caso tudo esteja ok na validação clique em Next.

Agora digite a senha da conta Business Connector, o detalhe importante é que esta conta deve ser utilizada também pelo serviço do Reporting Services, caso contrario teremos erros no processo.

Selecione a instancia do servidor de analysis services. Neste servidor eu só tenho uma única escolha.

Agora selecione o servidor de banco de dados do AX e o banco de dados utilizado pelo AX.

Certifique-se de que a conta de serviço do Analysis Services possui acesso ao banco de dados do Dynamics AX.

Clique em next.

Clique em Install.

Componentes instalados com sucesso.

Logo após o fim da instalação dos componentes é iniciado o processo de deploy dos relatórios padrões, este deploy é executado pelo power shell, nenhuma ação é necessária, basta aguardar o final do deploy.

Notem que os relatórios estão sendo configurados pelo power shell.

Ao fim do processo, caso nenhum erro tenha ocorrido, nenhuma mensagem será exibida, para confirmar se os relatórios foram configurados corretamente tente acessar algum relatório utilizando o cliente do AX, ou acesse a URL do Reporting Services e veja que diversos relatórios estarão lá.


Agora temos os relatórios padrões do AX prontos para utilização. O próximo passo é efetuar a configuração e o deploy dos cubos padrões do AX2012 R2.

Abra o client do Dynamics AX2012 R2 e clique em Arquivo > Ferramentas > Ferramentas de Business Intelligence (BI) > Assistente de projeto do SQL Server Analysis Services.

Clique em Avançar.

Selecione a opção Configurar e avance.

Selecione o projeto Dynamics AX da AOT e avance.

Caso tudo esteja ok a verificação exibira uma mensagem como a da imagem abaixo, clique em avançar.

Clique em avançar novamente.

Selecione os idiomas para exibição dos cubos e clique em avançar.

Agora aguarde a geração do projeto com os parâmetros configurados.

Após a conclusão clique em Concluir!

Agora ao abrir o AX2012 Client o role center exibirá o conteúdo como o da imagem abaixo.

Assim como no Enterprise Portal.

Agora temos os componentes de BI instalados e os reports e cubos padrões do AX2012 R2 funcionando corretamente!

Até o próximo post!

Ao som de Jason Mraz - 93 Million Miles (e outras)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário