Translate

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Instalação Dynamics AX2012 R2. Parte 10 - Integração Com Project Server.

AAHAaaaaaaaaaaaaaaaaaa lelek lek lek lek!!!!!!!!!

Este post merece esse refrãozinho miserável que ficou impregnada na minha cabeça!!!!!

Finalmente consegui o tempo necessário para postar aqui como instalar e configurar os componentes de integração com o Project Server!

Para termos o AX2012 R2 integrado com o Project Server 2010 precisamos logicamente destes componentes corretamente instalados e acessíveis. A instalação do AX2012 R2 pode ser vista neste link. Para instalar o Project Server 2010 você pode consultar o TechNet ou em uma rápida pesquisa no Google você encontrará diversos tutoriais!

Tendo o Project Server 2010 e o Dynamics AX2012 R2 completamente instalados e totalmente acessíveis vamos instalar e configurar os componentes de AX para a integração com o Project Server.

Neste cenário vou utilizar todos os componentes necessários instalados em apenas 01 servidor virtual, este é o cenário mais fácil para esta instalação, para facilitar ainda mais eu vou utilizar o usuário administrator para as permissões. Logicamente em um cenário de produção haverão servidores diferentes dedicados a cada aplicação, neste cenário de produção as corretas contas de serviço dedicas deverão ser utilizadas, para mais detalhes consultem este White Paper.

Para começar inicie o setup do AX2012 R2 e na tela de seleção dos componentes marques os componentes referentes ao Project Server e clique em Next. Veja imagem abaixo:

O erro abaixo indica que um requisito está faltando, marque a opção e clique no botão configure.

Agora clique no botão Start e aguarde o final do processo de configuração. Clique no botão Close.

Validação OK, clique em Next.

Digite a senha correta para a conta bcproxy e clique em Next. Como havia dito anteriormente eu estou utilizando a conta Administrator para todos os serviços. Não faça isso em produção.

Agora digite uma conta e senha dedicada ao serviço de sincronização que será criado nos serviços do Windows.Como havia dito anteriormente eu estou utilizando a conta Administrator para todos os serviços. Não faça isso em produção.

Selecione "Create a new queue", deixe as outras opções como na imagem abaixo e clique em Next.

Verifique a conta a ser utilizada para sincronização. Atenção nesta passo em ambientes de produção.

Agora preencha os campos abaixo conforme solicitado. Caso não saiba o nome do banco de dados de reports to Project Server consulte o White Paper indicado acima, lá está descrito como encontrar esta informação.

Validações ok, clique em Next.

 
Clique em Install.

 
Instalação ok, clique em Finish!
 
Após a instalação é necessário iniciar manualmente o serviço de sincronização, faça isso então uai!!!
 
Este passo você não encontrará em nenhum manual, portanto preste atenção a ele... ta prestando atenção? VC TA PRESTANDO ATENÇÃO?!!!!
 
Abra o Server Manager e expanda a opção Features > Message Queuing > Private Queues e clique com o botão direito do moue na opção "Microsoftdynamicsax".
 
Nas propriedades desta opção deixe a opção "jornal" habilitada. clique em apply e depois clique em ok.
 
Você realmente prestou atenção?! fez tudo certinho?! Então vamos para o próximo passo!!!
 
Agora abra o AX Client e acesse Administração do Sistema > Configuração > Integração do Microsoft Project Server > Configurações de integração e preencha os campos conforme solicitado. você precisará selecionar a empresa para qual a integração será habilitada e move-la da direita para a esquerda!


 
Com as configurações ok, clique no botão "Habilitar integração", este processo demora alguns minutinhos, fique de olho no "Status da integração", atualize-o utilizando o botão "Atualizar status. Quando o status estiver como concluído o processa estará finalizado e a integração desta empresa com o Project Server estará corretamente configurada. É necessário configurar os parâmetros de integração para cada empresa existente no AX a utilizar esta função!
 
Ainda no modulo de Administração do sistema você pode utilizar as 02 telas abaixo para efeitos de monitoramento dos Jobs de integração. talvez seja útil em caso de problemas na sincronização dos projetos!
 



Agora é só liberar a integração aos consultores de projetos para que eles façam seus testes!

Francisco Silva!
 





2 comentários: