Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dicas para melhorar a performance do AX2012 R2!

Olá pessoal!

Vou iniciar uma seria de posts com diversas dicas para melhorar a performance do AX2012 R2. Algumas destas dicas serão validas também para o AX2009.

A dica de hoje é a seguinte:

Sabemos que o AX2012 R2 está com um visual melhorado, mais bonito, mais cheio de detalhes... Mas... Estes "detalhes" a mais são de fato necessários para o usuário final?

Vejamos a tela abaixo para sabermos do que estou falando exatamente:




Nesta imagem eu abri a tela de Clientes do Contas a Receber. Nesta mesma tela se eu tivesse algum cliente registrado ele seria exibido no centro da tela. No lado direito da tela nos temos algumas opções a mais, melhorias do Dynamics AX2012 para facilitar a utilização do Client do AX2012. Estes detalhes a mais exibidos do lado direito da tela são os "FactBoxes". Já na parte de baixo da tela temos mais detalhes sendo exibidos, esta parte de baixo recebe o nome de "Preview Pane".

Os FactBoxes e PreviewPanes de fato são de grande utilidade tendo em vista que teremos alguns detalhes importantes sem a necessidade de sair desta tela. Mas esta facilidade pode trazer problemas de performance...

Cada FactBox e cada PreviewPane é um form diferente, por está razão códigos de inicialização de cada form serão executados para cada um deles. Cada FactBox e PreviewPane é executado em sequência, primeiro um e depois outro e assim em diante.

Se um FactBox é expandido e este contem uma query, como todos os desta tela de clientes, esta query será enviada do Client para o AOS e depois para o Banco de Dados e logicamente isso aumenta a carga nos servidores. Alguns FactBoxes possuem queries que são bem "pesadas".

Como então podemos resolver este problema?

Avalie se de fato este recurso será útil ao usuário final e de acordo com esta avaliação algumas ações podem ser tomadas.

Um desenvolvedor poderá alterar o Form e remover FactBoxes desnecessários.

O próprio usuário poderá ocultar os FactBoxes que não serão utilizados. Um FactBox oculto não executará nenhuma query. Esta configuração afetará apenas o usuário atual, os demais continuaram a utilizar os Factboxes normalmente.

E por fim, os administradores de sistema podem configurar estas opções para todo o sistema, afetando desta forma todos os usuários do AX. Como fazer isso?

Abra o AX e acesse Administração do Sistema > Configuração > Sistema > Opções de Desempenho do Cliente.




Na opção Quadro de Fatos (FactBox), nós podemos simplesmente desabilitar a exibição destes ou configurar um TimeOut. Este tempo é configurado em segundos. Isso significa que se um FactBox tiver uma query, está terá apenas 01 segundo para ser executada, caso a query não seja executada neste tempo ela é cancelada.
Podemos também desabilitar "Visualizar" (Preview Pane).





As confgurações feitas nesta tela afetarão todos os usuários do Dynamics AX, incluindo os administradores do sistema.

Espero que esta dica seja útil a vocês.

Até a próxima dica!

Ao som de Metalica - The Black album (1991)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário