Translate

terça-feira, 28 de maio de 2013

Parametros Brasileiros - AX2012 R2

Pessoal, na ultima semana passei por um problema bem diferente, novo. Um desafio bem interessante.

Eu havia finalizado a instalação do AX2012 R2 em minha maquina virtual com todos os componentes, VM estava pronta pra uso.

Nesta VM eu criei uma nova Entidade Lega (empresa) e já a estava utilizando para estudos a alguns dias... Eu deixei esta VM acessível a outros consultores via acesso remoto, estava aprendendo a trabalhar com outros módulos do AX e estes estavam me ajudando!

Em dia dia destes um destes consultores me alertou sobre a falta da opção "Brasil" no modulo Administração da Organização. Fui verificar e de fato esta opção não estava mais lá.

Lembrando que esta opção estava lá, já havia acessado ela para verificar detalhes de configuração de certificado digital e URL's para NFe. Esta opção simplesmente "sumiu"... desapareceu...

Já havia passado por isso antes e nas pesquisas que fiz na internet ninguém havia passado por esta mesma situação.

A solução mais rápida e logica foi reinstalar o AX2012 R2 novamente, após reinstala-lo e criar a empresa novamente a opção "Brasil" voltou a ser exibida.

Me perguntei o seguinte: Mas e se este cenário se repetir em um ambiente de cliente? E se for em homologação ou produção do cliente? e se...?!!!

Por esta razão eu antes de instalar novamente o AX fiz um backup do banco e depois o restaurei. Utilizando este banco com problemas eu instalei uma segunda instancia do AX na minha VM e comecei a procurar uma solução para tal problema.

Descrevo abaixo os passos seguidos para restaurar a opção "Brasil" do modulo de Administração da Organização no AX2012 R2.

O processo de criação de uma nova Entidade Legal no AX2012 R2 é bem simples. Basta que você acesse o modulo Administração da Organização > Configuração > Organização > Entidades Legais e clique no botão "Novo" localizado na parte superior da tela.
Para este caso, a principal configuração a ser realizada é a escolha do campo "País/região:", como na figura abaixo. É exatamente neste momento que a opção "Brasil", os parâmetros brasileiros, são habilitados para a empresa criada.
Inicialmente a entidade legal, empresa, foi criada exatamente desta forma. tudo estava funcionando corretamente. Veja na imagem abaixo que a opção Brasil está lá.

Após ser avisado do problema acessei o AX e vi que de fato a opção Brasil já não era mais exibida.

Ao verificar as opções de endereço do AX2012 R2, na primeira imagem deste post, notei que já não havia mais nenhum endereço lá a ser selecionado. As informações daquela tabela haviam sumido, simplesmente sumido... ainda não sei como sumiram...

Como eu já havia instalado um novo AX e este estava funcionando corretamente, eu simplesmente restaurei os backups das bases que apresentavam este problema e instalei um AOS 02 apontando para estes bancos. Com isso eu tinha em minha VM 02 instancias do AX, uma correta e outra com o problema.

Procurei no AX a tabela que armazena as informações de endereço, ao encontrar esta tabela eu verifiquei na instancia 01 que ela continha todas as informações corretas. já na instancia 02 esta tabela estava vazia, por esta razão ao tentar criar uma nova entidade legal nada era exibido e também por falta destas informações a opção Brasil não era mais exibida.

Infelizmente ainda não encontrei a razão de estas informações terem sumido desta tabela.

A solução foi copiar toda a tabela LOGISTICADDRESSCOUNTRYREGION do banco de dados 01 para o banco de dados 02.

Após efetuar esta copia eu sincronizei o Data Dictionary da instancia 02 e depois reiniciei o serviço.

Somente após reiniciar o serviço é que a opção Brasil voltou a ser exibida no AX!!!

Lembrando que existem diversos fatores neste procedimento que podem causar outros problemas. Caso você passe por esta situação e utilize o método descrito acima, é necessário efetuar as validações para verificar se existem problemas em outras tabelas no AX.

A solução acima resolveu o meu problema e fez com que a opção Brasil voltasse a ser exibida, mas ainda é necessário verificar o porque de as informações desta tabela terem "sumido", e principalmente, verificar se outras tabelas perderam informação. Ou seja, esta instancia do AX deverá ser totalmente revisada e validada pelos consultores!

Espero que esta dica seja útil!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário