Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Erro Hyper-V 3.0 Clusterizado - Out of memory or disk space.

Olá pessoal!

Hoje vou compartilhar com vocês mais um problema que enfrentei na implementação do Hyper-V 3.0 em cluster com Windows Server 2012.

O cenário discutido abaixo foi criado para hospedar maquinas virtuais de um ambiente de produção do AX2012 R2!

O problema:

Este erro ocorreu após efetuar todas as etapas e setups necessários para ter 03 servidores físicos com Windows Server 2012 e Hyper-V 3.0 em cluster, ou seja, todo o processo de configuração e validação do cluster e também a instalação do Hyper-V ocorreram sem qualquer erro!!! obrigado!!!

Logo após o processo de instalação eu, logicamente, fui testar as funcionalidades do cluster de Hyper-V e sua alta disponibilidade, para isso eu criei uma simples VM, simples mesmo. O processo de criação da VM também ocorreu sem qualquer problema.

O problema apareceu quando eu tentei acessar as configurações desta VM pelo Hyper-V Manager ou ao tentar se conectar a ela para instalação do S.O. Neste ponto eu ainda não havia instalado o SC VMM.

Ao tentar me conectar  a esta VM recém criada ou tentar alterar as configurações dela a seguinte mensagem de erro me foi exibida:

"The computer '07' failed to perform the requested operation because it is out of memory or disk space"

Preciso dizer que cada um dos 03 hosts membros deste cluster possuem cada um 128GB de memoria e estão incluídos neste cluster 02 Luns de 2TB cada. Sendo assim a mensagem de erro é totalmente sem sentido.

Tentei diversas soluções encontradas em foruns e blogs sendo que a mais comum diz para simplesmente parar um processo do Windows e abrir novamente o Hyper-V manager. Isso não funcionou neste caso.

A causa:
Os 03 servidores físicos possuem o antivirus McAfee instalado e era justamente este o problema, este antivirus causava problemas que estão relacionados as unidades CVS. Veja mais detalhes no link abaixo:

Technet

A McAfee publicou este KB referente a este problema.

A solução:
A solução para este problema foi remover as unidades CSV do monitoramento do antivirus. Após remover as unidades CSV do monitoramento o cluster passou a funcionar perfeitamente!

Meus agradecimentos a Marcelo Souza e Rafael Canto da SuporTI pela ajuda na pesquisa e solução deste problema!

Espero que esta dica seja útil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário