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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Reports do AX2012 R2 Solicitando Autenticação.

Olá pessoal!

Hoje quero compartilhar com vocês mais um "causo" que tive que resolver na semana passada!

Um cliente entrou em contato comigo solicitando ajuda para um problema relacionado aos relatórios do AX2012. Estes relatórios estavam funcionando perfeitamente bem até apresentar problemas com a chave de criptografia. A mensagem abaixo era exibida:

Error while setting server report parameters. Error message: The report server cannot decrypt the symmetric key that is used to access sensitive or encrypted data in a report server database. You must either restore a backup key or delete all encrypted content. (rsReportServerDisabled)

No momento em que a primeira mensagem de erro foi exibida não foi possível efetuar o restore da chave pois a senha necessária para o restore era desconhecida. Para resolver este problema o cliente optou, corretamente de acordo com a situação em que se encontrava, por recriar a chave de criptografia. Após recriar esta chave todos os relatórios do AX passaram a exigir autenticação como na imagem abaixo:


Após recriar a chave de criptografia todos os relatórios e também o Datasource tiveram suas configurações de autenticação alteradas, cada relatório passou a ter uma configuração diferente, veja imagem abaixo:
Por esta razão todos os relatórios do AX passaram a exigir a autenticação.

Agora um breve resumo da situação:

Solicitação: Verificar reports solicitando autenticação

Problema: O método de autenticação da fonte de dados "Dynamics" e de todos os reports foi alterado de "Autenticação do Windows" para outros metodos de autenticação diferentes em cada report.

Causa: A deleção da chave privada no "Reporting Services Configuration Manager" e, em sequencia, a criação de uma nova chave privada, alterou os métodos de autenticação nos reports e também no datacource.

Solução: Seria possível alterar as configurações dos reports um a um, mas o método mais pratico foi deletar toda a pasta "DynamicsAX", recriar esta pasta utilizando o client do AX e efetuar o deploy de todos os reports via power shell. Após este processo os reports estão acessíveis sem os problemas mencionados anteriormente.

Espero que este post seja útil!