Translate

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A dica do dia - Reports AX2012!

Olá pessoal!

Hoje venho compartilhar com vocês uma dica útil!

No AX2012 por inúmeras razões faz-se necessário a manutenção no servidor, ou serviço, de relatório. Esta manutenção em grande parte exige a reinicialização do serviço do Reporting Services, e nesta ação o cache do SSRS é limpo. Após esta limpeza, reinicialização do serviço do SSRS, os relatórios levam um longo tempo para serem exibidos novamente. Por exemplo, devido a uma reinicialização do servidor de relatórios, na manha seguinte, os usuários notam uma grande lentidão ao tentar acessar os reports do AX.

Este efeito pode ser minimizado utilizando uma classe do AX chamada SRSReportServerWarmup. Esta classe é padrão do CU7 do AX2012 R2. Ao executar esta classe ela prepara o Report Server para utilização.

Para que você, e seus usuários, de fato se beneficiem deste recurso, é aconselhado que você programe esta classe para ser executada via batch job logo após a reinicialização do serviço do Reporting Services.

Analise a necessidade de executar esta classe e agende este batch conforme melhor for para o seu cenário!

O primeiro passo para utilizar esta classe e efetuar o deploy do Report "SRSReportServerWarmup", para tanto siga a dica da imagem abaixo:
Caso o deploy seja executado sem erros a seguinte mensagem será exibida:


Com o deploy do report efetuado vamos agora criar um grupo de lote para executa-lo. Abra o AX e vá em > Administração do Sistema > Configuração > Grupo de lotes. Crie um novo grupo de lote seguindo o exemplo das imagens abaixo:






Agora precisamos configurar o trabalho em lote que executará a classe do "SRSReportServerWarmup". Acesse a AOT do AX, expanda as Classes e procure pela classe "SRSReportServerWarmup", ao encontra-la clique com o botão direito sobre ela e clique em Abrir.



Marque a caixa de "Processamento em lotes" e preencha o campo "Grupo de lotes"com o grupo criado no passo anterior. Depois clique no botão "Recorrência".



Configure a recorrência de execução deste lote. Neste caso é preciso analisar a janela de manutençao exigida pelo Reporting Services e configurar esta recorrência de acordo com ela. No meu servidor eu configurei de forma a executar este job todos os dias logo pela manha, as 07:00am.

Depois de tudo configurado clique em OK até fechar todas as janelas e a seguinte mensagem será exibida:




Agora que tudo está configurado, todos as manhas um report básico será executado deixando mais rápido o acesso aos relatórios por parte dos usuários após uma manutenção ou problema  no Reporting Services.

Ainda é possível estender a funcionalidade desta classe, fazendo com que ela execute também outros relatórios, aqueles muito utilizados por determinados usuários, deixando o trabalho destes usuários mais rápido! Para tanto consulte este link.

Fonte: Technet

Nenhum comentário:

Postar um comentário