Translate

terça-feira, 19 de abril de 2016

Security Development Tool - Parte 1 - Instalação.

Olá pessoal!

Para saber o que é o Security Development Tool clique neste link, e neste mesmo link é possivel acessar o tutorial de instalação e outros materiais úteis sobre esta ferramenta!

Esta ferramenta se bem utilizada economizará muito tempo na criação e/ou edição de funções de segurança do AX2012!

Em meus testes utilizeis as referencias do link já indicado anteriormente e também utilizei muito os tutoriais do André Arnaud de Calavon que podem ser acessados por este link.

Vamos então ao processo de instalação da ferramenta em uma maquina virtual padrão da Microsoft com o Dynamics AX2012 R3 CU9.

O primeiro passo é acessar o LCS e efetuar o download do instalador.


 Feito o download execute o setup, aceite os termos e clique em Install.


 O setup é bem rápido pois ele apenas faz a descompactação de alguns arquivos no servidor! Clique em Finish.
 

 Notem que o executável descompactou arquivos no disco C: do servidor, vamos precisar de um destes arquivos no próximo passo!

 Agora acesse o Microsoft Dynamics AX Management Shell e digite o comando para importar o arquivo .model extraído pelo setup no passo anterior e pressione ENTER.


Comando: Install-AXModel -File "c:\Program Files (x86)\Microsoft\Security Development Tool\SecurityDevelopmentTool.axmodel"

O arquivo foi importado corretamente e agora precisamos reiniciar o serviço do AX.
 










Agora é só escolher a opção "Compilar e sincronizar (Avançado) e clicar em OK e aguardar a compilação e sincronização do Dynamics AX!


Após finalizar a compilação e sincronização sem erros precisamos executar a classe que criará o link de acesso no menu de administração do sistema do AX. Abra o AX e acesse a AOT,  expanda as Classes e procure pela classe SysSecEntryPointManagerSetup(USR), clique com o botão direito sobre ela e clique em Abrir.















 A mensagem abaixo será exibida:
 

Agora feche o AX e abra novamente, verifique se no modulo de administração do sistema, em configuração > segurança você encontra o link para acesso à ferramenta.

Em certos casos somente executar esta classe para a criação do link não é suficiente, neste caso é necessário criar o link manualmente, para cria-lo acesse novamente a AOT e deixe duas janelas abertas. Na primeira janela expanda os Forms e procure pelo form "SysSecEntryPointManager(usr)".
Na segunda janela expanda a opção Menu Itens > Display. Agora clique sobre o form "SysSecEntryPointManager(usr)" e arraste-o para dentro do Display na outra janela.

 

 Agora é possivel editar a Label a ser exibida no AX, basta digitar o nome no campo Label e salvar a alteração.


Agora, na primeira janela da AOT expanda a opção Menus > SystemAdministration > Configuração > Segurança, a segunda janela esta com a opção Menu Items > Display aberta. Clique, segure e arraste a opção SysSecEntryPointManagerSetup(USR) da segunda para a primeira janela soltando dentro da pasta segurança e salve o trabalho.



Veja que ao arrastar o nome que colocamos na label no passo anterior já é exibido no AX, após salvar esta ultima alteração basta fechar e abrir o AX para que o link de acesso esteja disponível na tela do AX. Ao clicar nele a ferramenta será carregada e você poderá utilizar a ferramenta normalmente!

Em próximos posts vou descrever o que aprendi sobre esta ferramenta. Caso queira mais detalhes de imediato volte ao inicio do post e utilize os links do blog do André, com certeza lá vocês encontrarão informações muito úteis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário