Translate

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Enterprise Portal com HTTPS no Dynamics AX2012.

Neste post vou mostrar como configurar o Enterprise Portal do Microsoft Dynamics AX com o protocolo HTTPS. Este processo poderá ser aplicado para todas as versões do AX!

O cenário utilizado é um servidor virtual disponibilizado pela Microsoft e com todos os componentes necessários instalados! Para a instalação do AX e Enterprise Portal consulte este LINK.

Este servidor tem o nome de AX2012R2A e faz parte de um domínio de nome CONTOSO.COM.

O Enterprise Portal foi instalado usando a URL padrão do AX que tem no final o complemento /sites/dynamicsax e sem o HTTPS.


Eu poderia manter este padrão e apenas alterar o protocolo para o HTTPS, mas acredito que para facilitar a vida do usuário utilizar um nome como http://intranet seja mais fácil e, portanto, é nossa obrigação configurar desta forma, uma forma bem mais fácil para o usuário.

Notem que nesta VM já temos criado no DNS os registros "intranet" e "ps" que apontam para o nome e IP do servidor para que não ocorram erros ao tentar acessar a URL utilizando estes nomes. Caso em seu domínio você queira utilizar um nome diferente do nome do servidor tenha o cuidado de criar os registros do tipo A, AAAA ou CNAME na zona de DNS deste domínio!


Veja a configuração de DNS.





Com os registros criados precisamos trabalhar na configuração do Sharepoint para que ele entenda as requisições e as direcione para o protocolo https.

Abra a central de administração do Sharepoint 2013, clique em Application Management e depois em Configure Alternate Access Mappings.

Edite a URL publica utilizando o nome a ser usado na URL, lembre-se de que este nome também será utilizado no certificado digital e, portando, escolha-o com cuidado!

Agora precisamos configurar o IIS para habilitar o protocolo HTTPS no site Intranet. Abra o Internet Information Services (IIS) Manager e  selecione o site Intranet. No lado direito da tela clique em Bindings.
Adicione o protocolo HTTPS conforme o print abaixo selecionando corretamente o certificado digital!
Verifique no IIS se a porta 443 está livre para ser utilizada!


Agora podemos testar o acesso ao Enterprise Portal utilizando qualquer uma das URLs acima. Note no print abaixo que o protocolo HTTPS está sendo utilizado sem o erro de certificado digital!


As URLs no formulário de sites do AX não foram alteradas, e ao clicar no botão de navegação, ou mesmo digitando a URL direto no navegador, com ou sem o HTTPS, o EP será aberto utilizando o HTTPS!


 Nesta VM todos os componentes de AX e IIS já estavam configurados e as URLs utilizadas não foram alteradas.

Eu sempre prefiro utilizar uma URL mais amigável para o EP e neste caso durante o Setup do Sharepoint eu já o configuro com esta finalidade. Desta forma em uma instalação padrão do EP ele poderia ser acessado pela URL HTTP://NOMESOSERVIDOR.

Utilizar um nome mais curto facilita a vida do usuário. Mas ainda assim existem casos em que a TI utiliza nomes "diferentes" em seus servidores, já vi coisas absurdas mesmo, que só o "cara da TI" entende a razão!!!

Nesta VM não é diferente, o nome do servidor é AX2012R2A, e o registro criado no DNS é o INTRANET, para completar o EP foi instalado no site padrão e, com isso, no final temos a seguinte URL: http://intranet.contoso.com/sites/dynamicsax.

Esta URL já seria o suficiente, mas usuário é um trem estranho demais, incompreensível mesmo, talvez pelo fato de estar concentrado em suas atribuições...!!!

Deixamos a URL mais "segura" com o protocolo HTTPS, mas também podemos deixa-la extremamente mais fácil para os usuários finais, incluindo nesta lista gerentes e diretores!!!

Para facilitar ainda mais basta criar um redirect no site padrão do IIS e assim quando o usuário digitar http://intranet ele será redirecionado automaticamente para a URL https://intranet.contoso.com/sites/dynamicsax.

Este post é um exemplo básico do que é possível fazer para melhorar e facilitar o uso e acesso ao Enterprise Portal do Microsoft Dynamics AX!

As ações descritas aqui envolvem diversos produtos Microsoft e exigem amplo conhecimento nestas ferramentas. Nada que não possa ser pesquisado na internet!

Caso tenham duvidas estarei a disposição!

Até a próxima!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário