Translate

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Restore não exibe porcentagem de progresso.

Este post é apenas para armazenar o conhecimento adquirido para casos futuros...!!!:

Fui incumbido de efetuar o restore de um banco de dados de 1.5TB em um ambiente que seria utilizado para testes diversos, trabalho normal e simples. Recebi todos os acessos e permissões corretas para tal, acessei os servidores e instancias necessárias para o processo de backup e restore, espaços em discos estavam ok, não havia impedimentos para realizar um trabalho simples, apenas demorado devido ao tamanho do banco!

Pois bem, backup feito corretamente, arquivos necessários movimentados para o diretório de destino, restore iniciado e ai PÁHHH, deu ruim... nenhum progresso era exibido, não adiantava usar o gráfico ou script, uma demora absurdamente anormal.

No Activity Monitor haviam locks ASYNC_IO_COMPLETION... obviamente não preciso reinventar a roda...

Antes de ir direto para a solução, eu verifiquei que as versões de SQL estavam diferentes entre os ambientes, sendo que o ambiente original era superior ao ambiente de destino. Neste caso apliquei o devido KB para igualar os ambientes.

Agora sim vamos à solução, sem reinventar a roda... uma pesquisa rapida me levou a este link:

http://mattslocumsql.blogspot.com/2014/02/why-are-my-database-restores-so-slow.html

E o link acima aponta pra este link:
https://techcommunity.microsoft.com/t5/Premier-Field-Engineering/How-and-Why-to-Enable-Instant-File-Initialization/ba-p/370329

Lendo o conteúdo dos dois links será fácil resolver o problema de o SQL não apresentar progresso no restore, seja via gráfico ou script, e também a lentidão absurda no processo de restore, criação de banco de dados novo ou crescimento do banco de dados!

Vivendo e aprendendo sempre, graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário