Translate

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Backup Restore Base SQL Para Dynamics AX.

É comum em um servidor de Dynamics Ax haver mais de um ambiente instalado, um ambiente de produção e um para testes. Neste cenário por muitas vezes é necessário efetuar a atualização de um ambiente com os dados de outro ambiente. este tutorial mostra como efetuar esta atualização de ambiente utilizando o SQL Server Management Studio.



O cenario que utilizei para este tutorial é o seguinte:

Windows Server 2003 R2 Enterprise com SP2 , SQL Server 2005 Enterprise com SP2 e Dynamics Ax 4.0.2503.895.


Mesmo este tutorial sendo baseado neste cenario, ele também pode ser utilizado para o Dynamics Ax2009 e SQL Server 2008.


Para iniciar a tarefa é necessario primeiro parar os serviços das bases do SQL que vamos utilizar.

Abra o menu Iniciar, clique em Executar e digite "services.msc". será exibida uma tela como a da imagem abaixo. Localize o serviço que corresponde ao dynamics ax. neste exemplo tenho os serviços "Oficial e Teste". Clique com o botão direito do mouse sobre o serviço e escolha a opção "Parar". Repita este processo para o segundo serviço.



Com os serviços parados inicie o Management Studio do SQL Server que se encontra no menu iniciar do windows. O login deve ser efetuado com uma conta com previlegios de administrador do SQL, caso contrário não será possivel efetuar o backup das bases.



Para este exemplo utilizarei as bases Teste e Oficial. Clique com o botão direito na base e escolha a opção Tasks > Backup.


Confirme o nome da base, o tipo de backup que deve ser FULL, altere apenas o diretorio onde o backup será salvo caso seja necessario, clique em OK.



Após efetuado o backup a seguinte mensagem será exibida:


Repita este mesmo processo para a segunda base.


Com os backups das 02 bases efetuados com sucesso vamos agora atualizar a base Oficial com os dados da base Teste.


Clique com o botão direito na base Oficial e escolhe a opção "Delete".




Confirme a exclusão da base.

Repare que já não temos mais a base Oficial dentro do SQL. Vamos agora utilizar o backup da base Teste e restaura-lo para a base oficial.



Clique com o botão direito do mouse em uma parte em branco da tela e escolha a opção "Restore Database".


Na opção "To database" digite exatamente como era o nome da base deletada, neste caso o nome é "Oficial". Escolha a opção "From device" para selecionar o arquivo de backup da base teste efetuado anteriormente.


Clique no botão Add.


Selecione o arquivo de backup da base teste.


Verifique a data do backup e se estiver correto clique em Ok.




Aguarde a execução do processo de restauração da base.



Não havendo problemas será exibido uma mensagem dizendo que a restauração foi concluida com sucesso.


Note que temos novamente nossa base Oficial na tela do SQL Server.


Basta agora iniciar o serviço que foi parado no inicio do processo e testar o dynamics ax.





Ao fazer backup das bases garantimos que nenhuma informação seria perdida em caso de erro durante o processo. Após deletar a base Oficial nos restauramos o backup da base Teste alterando o seu nome para Oficial deixando as 02 bases com as mesmas informações. Este é um processo rapido, facil e seguro.

Ao efetuar a atualização dos dados, pode ser que seja necessario fazer a atualização dos desenvolvimentos, para este processo, siga este tutorial.


Espero que ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário