Translate

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Configuração de Atalhos Dynamics AX.

No ultimo post mostrei o processo de backup/restore de bases do dynamics ax. Após o processo nos devemos testar o dynamics ax e conferir a consistencia das informações nas bases. Mas como acessar as bases se durante a instalação do client do Dynamics AX é criado apenas um atalho?

É isto que mostro neste post, como configurar atalhos para mais de uma base do Dynamics AX.

O primeiro passo é fazer logon na estação de trabalho em questão utilizando uma conta com previlégios de administrador local ou do dominio. Após o logon, abra o painel de controle > ferramentas administrativas e de um duplo clique em Microsoft dynamics AX Configuration Utility. teremos uma janela como a da imagem abaixo. Esta é a configuração padrão do Dynamics AX Client.

Para criar um atalho personalizado clique no botão "Manage" e escolha a opção "Create Configuration".
O nome para esta configuração é definido por você, não existe um padrão obrigatório a ser seguido. Eu pessoalmente faço da seguinte forma. Normalmente temos instalado em um servidor uma base oficial e uma base teste. o primeiro atalho eu crio nomeando-o como Oficial ou Base Oficial, assim consigo identificar de forma fácil o atalho que devo alterar em caso de problemas.
Neste exemplo utilizei este nome por se tratar de uma Maquina Virtual da Microsoft. Após o nome, mantenha a opção "Active Configuration" selecionada e clique em OK.


Agora temos o atalho criado, vamos então configurar as opções de conexão com o servidor. Na aba General, na opção "Startup Message" digite a mensagem que aparecerá ao iniciar o Dynamics AX Client.


Na aba "Connection" clique no botão "edit".

"Server name" é o nome do servidor onde esta instalado o SQL Server.
"Instance Name" é o nome da base que você deseja que o atalho se conecte. este nome é escolhido durante a instalação do Dynamics AX Server.
"TCP/IP port" é a porta na qual a base responde a requisições de conexão. por padrão a primeira instalação do Dynamics AX Server (oficial) trabalho na porta 2712 e as outras seguem a sequência 2713 em diante.
Depois de configurado clique em OK e em Aplicar.


Para salvar o atalho clique novamente no botão "Manage" e escolha a opção "Export configuration to file" e salve no local desejado.



Agora basta executar o atalho e a conexão com o servidor será efetuada.
Os erros mais comuns no caso de criação do atalho são feitos na hora de digitar o servidor de AOS, o Instance name e TCP/IP port. fique atento nestas opções.
Para criar um atalho que aponte para a segunda base do ax deveríamos alterar apenas o nome do atalho, o "instance name" para Teste e o "TCP/IP port" para 2713.
Verifique se o firewall do servidor permite conexões nestas portas, é comum ocorrer erros de conexão devido a configurações de firewall.
No proximo post mostrarei como instalar o Client do Dynamics AX na estação de trabalho!
Até a proxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário