Translate

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Configuração do Windows Server Para Dynamics Ax2009.

Nos posts anteriores eu mostrei como efetuar a instalação do Dynamics ax em um servidor devidamente configurado.
Neste post, mostrarei como configurar este servidor.

Para tanto, se faz necessário a total configuração do servidor, incluindo o SQL Server 2008, que já será o R2.

Portanto este será o primeiro tutorial desta sequência, que será finalizada com a completa configuração do Dynamics Ax2009, incluindo Role Center e Enterprise Portal e Workflow.

O cenário que utilizei para este tutorial foi o seguinte:

Maquina virtual com Windows Server 2008R2, SQL Server 2008R2 e demais programas necessários, listados aqui conforme necessário.
Vale lembrar que o SQL Server não deve ser virtualizado em um ambiente de produção, esta dica veio de um americano expert em SQL Server, com o qual tive a oportunidade de aprender algumas coisas sobre SQL Server. Ainda seguindo dicas deste americano, e também material oficial da Microsoft sobre configuração do SQL Server, criei os discos rígidos tentando manter as dicas de boas praticas para SQL Server, separando os arquivos de logs em discos físicos diferentes do S.O e dos bancos.

Sei que se trata de uma maquina virtual, e por isso tudo acaba no mesmo disco, pelo menos neste caso, mas vale tentar, mesmo na maquina virtual, criar o ambiente correto para esta instalação!!!

A imagem abaixo mostra os discos rígidos configurados neste Windows Server:

Para adicionar os pré-requisitos para o Dynamics Ax2009, inicie o gerenciador de servidor nas ferramentas adiministrativas do Windows Server.

Este servidor também é meu servidor de domínio e dns. Que de acordo com documentos oficiais da Microsoft é uma configuração não aconselhada devido a perda de desempenho. Mas como este é um ambiente de demonstração, vamos em frente. Neste tutorial não vou mostrar como configurar o Active Directory nem o DNS pois, em qualquer ambiente real, o ideal é ter este servidor em uma maquina física diferente do SQL Server.
Reforçando, o ambiente ideal é ter um servidor para cada aplicação. O ambiente mínimo seria então, formado por no mínimo, 03 servidores, sendo um Domain Controller, um para SQL Server e um para Dynamics AX2009.

Com o gerenciador aberto, no painel da esquerda, clique em "Funções", e no painel da direita, clique em "Adicionar Funções".

Será iniciado um Wizard que o ajudara a adicionar as funções desejadas, clique em avançar.

O servidor do Dynamics Ax2009 precisa do .NET Framework 3.5 com SP1, para instalar o .NET selecciona a opção "Servidor Aplicacional" ou "Servidor de Aplicação".

Clique no botão "Adcionar Funcionalidades Requeridas".

Agora marque a opção "Servidor Web (IIS)" e clique em avançar.

Avançar novamente.


Marque as opções exatamente como na imagem abaixo e clique em avançar.

Avançar novamente.

Para as funções do servidor web, fique atento às opções de autenticação, veja a imagem abaixo.

Ainda nas opções do servidor web, marque também a opção "Compatibilidade com Gestão do IIS6" e clique em avançar.

Agora clique em instalar.

Aguarde a instalação ser finalizada.

Todas as funções foram instaladas com sucesso. Clique em fechar.

Agora temos todas as funções necessárias para instalar o Dynamics Ax2009.

Esta é a configuração necessária para o servidor do Dynamics Ax2009. Os serviços de AD e DNS, conforme dito anteriormente, devem ficar em outro servidor, assim como o SQL Server, esta pratica garante o bom desempenho para os servidores.

No próximo tutorial, mostrarei a instalação do SQL Server 2008R2 para Dynamics Ax2009.

Um comentário:

  1. Parabéns Xykão... muito bom o post, obrigado pela ajuda que me deu e que com certeza irá ajudar muitos na mesma situação minha!
    Agora preciso do EP ahsuhsuahsuhusahusa
    Abraço!

    ResponderExcluir