Translate

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Instalação do SQL Server 2008R2 Para Dynamics Ax.

Dando continuidade à sequência de tutoriais, neste vou mostrar como efetuar a instalação do Microsoft SQL Server 2008R2. Este servidor é uma maquina virtual com Windows Server 2003 Enterprise R2 com SP2.

Devo lembrar que o Microsoft SQL Server, em qualquer versão, não deve ser virtualizado, o desempenho do SQL Server em ambientes virtualizados é prejudicado. Como se trata apenas de um tutorial onde quero mostrar o conceito para a instalação do SQL Server, este ambiente atenderá minha necessidade, mas logo depois será descartado.

Insira o DVD de instalação do SQL Server e execute-o.


O primeiro passo é a verificação dos requisitos necessários, o próprio instalados faz essa verificação e as alterações necessárias. Neste caso, o Windows Server foi recém instalado, assim o SQL Server detectou que o .NET Framework 3.5 não está instalado. Ao clicar em OK a instalação do .NET Framework será iniciada.

Aceite o contrato de uso e clique em Instalar.

Clique em Sair após a conclusão da instalação do .NET Framework 3.5.

Após a instalação do .NET Framework 3.5, caso necessário, outros pacotes de atualização serão instalados, neste caso, será necessário a reiniciar o servidor. Inicie o servidor e execute novamente o setup do SQL Server 2008R2.
A imagem abaixo é a tela onde selecionamos o tipo de instalação a ser efetuada. No menu da esquerda, selecione a opção "Installation".

Agora no menu da direita clique na opção "New installation or add features to an existing installation"
Esta opção é para uma instalação básica do SQL Server.

Caso não seja exibida nenhuma mensagem de erro, clique em OK.

Digite o serial do produto e clique em Avançar.

Aceite os termos de licença e clique em avançar.

Clique em install.

Clique em Avançar.

Marque a opção "SQL Server features installation" e clique em avançar.
As outras opções não serão discutidas neste post.

Marque os recursos a serem instalados, nesta parte também é possível selecionar a unidade de disco rígido a ser utilizada para a instalação. Recomendo que o SQL Server seja instalado em um disco físico diferente de onde está o sistema operacional. Clique em Avançar.

Clique em avançar.

Mantenha a instancia como default, altere a unidade de disco onde o SQL será instalado e clique em avançar.

Avançar novamente.

Agora é necessário selecionar a conta de serviço utilizada para gerenciar os serviços do SQL no Windows. A recomendação da Microsoft é que seja utilizado uma conta para cada serviço. Neste caso, e somente para exemplo, eu utilizarei a conta do administrador.

Na aba Collation, é possível alterar a collation do SQL se necessário. Neste exemplo utilizarei a collation Latin1_General_CI_AS. As siglas CI e AS querem dizer que o SQL será Case-Insensitive e Accent-Sensitive.

Escolha a opção Mixed-mode e digite a senha para o usuário SA, e clique no botão Add current user para adicionar o usuário atual como administrador do SQL Server.

Na aba Data Directories, selecione os directórios onde serão instalados os arquivos de dados, TEMP e logs do SQL Server e também onde será feito o backup destes arquivos.
Para mais detalhes sobre como configurar corretamente estas opções, sugiro que olhem os seguintes links

1- http://blogs.msdn.com/b/axperf/archive/2008/03/10/welcome-database-configuration-checklist-part-1.aspx
2- http://blogs.msdn.com/b/axperf/archive/2008/03/13/ax-database-configuration-checklist-part-2.aspx

Após configurar corretamente estas opções, clique em avançar.

Clique no botão Add current user e clique em avançar.

Selecione a opção "Install the native mode default configuration" e clique em avançar.

Clique em avançar.

Avançar novamente.
 Agora clique em instalar.

E aguarde o processo de instalação ser finalizado.

Após finalizado o processo de instalação do SQL Server, reinicie o servidor.
A instalação do SQL Server mostrada aqui levou em consideração apenas a utilização do Dynamics Ax e Dynamics CRM. Existem vários outros pontos extremamente importantes, como a configuração dos serviços de Reporting Server e Analisis Services, nos links que disponibilizei acima é possível obter mais detalhes sobre estes serviços e suas corretas configurações.

Agora temos o servidor configurado, e o SQL Server instalado e pronto para uso. Para a instalação do Dynamics Ax, utilize os seguintes links:



No próximo post teremos a configuração do servidor para a instalação do Role Center e WorkFlow!

Até a próxima!!!

3 comentários:

  1. Amigo tudo bem? Eu sei que este post é antigo (2010) mas eu estou com um problema.
    Nos fomos fazer a instalação do SQL no servidor nosso, e seguinte a sequência de imagens acima, quando chegamos na imagem 13 tivemos que cancelar a instalação reiniciar o servidor por motivo próprio. Para evitar quaisquer problemas fomos nas pasta PROGRAM FILES e também PROGRAM FILES (x86) e apagamos a pasta "Microsoft Sql Server" para fazer uma nova instalação.
    O que acontece é que agora, o sistema não passa da tela 11. Quando eu clico em INSTALAR ele não aparece a próxima tela, fecha e fica procesando até fechar e não aparece nenhuma outra tela.
    Sabe o que possa ser? Posso abrir um TS pra vc dar uma olhada, caso possa me ajudar. Não conseguiu achar em menhum lugar um proglema igual a este.
    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmar.

      O servidor e o SQL Server são 64 ou 32bits?

      O setup os obrigou a reiniciar o servidor? após reiniciar você verificou no painel de controle se havia, ou se há, algo referente ao SQL Server?

      Utilize um utilitario como o Ccleanner para efetuar uma limpeza do registro do Windows.

      Excluir