Hoje venho compartilhar um erro que encarei em um cliente onde estou atuando.
Este erro ocorreu após a aplicação dos seguintes KB's para Retail em um AX2012 R2 CU6:
- KB2814047 (correção do uso de dimensões de varejo na venda
do item no POS);
- KB2843029
(p/ ECF Bematech);
- KB2858677 (Lei da Transparência).
Após a aplicação destes KB's foi necessário reiniciar o servidor. O problema foi notado ao tentar acessar o AX após a reinicialização do servidor, neste momento o AX já não podia ser acessado, o erro de conexão com o AOS era exibido. Ao verificar o serviço do AX ele de fato estava parado e ao tentar inicia-lo a seguinte mensagem foi exibida:
Ao verificar o Event Viewer eu encontrei os seguintes erros:
Ao pesquisar as mensagens de erro não encontrei solução para meu problema... em alguns sites diziam ser problema de permissão da conta serviço devido a restore de banco de dados com versão de CU diferente... nada resolveu meu problema...
Passei então a fazer testes baseados na primeira mensagem do Event Viewer.
No primeiro teste eu alterei a versão do AX32.EXE que devido a aplicação dos KB's para retail foi atualizado para a versão 6.2.1000.1608, sendo que o CU6 padrão é a versão 6.2.1000.1437. Restaurei a versão original deste executável mas ao tentar iniciar o serviço o mesmo erro e o mesmos logs ocorreram...
No segundo teste eu restaurei o AX32Serv.EXE para a versão padrão do CU6 já que este também havia sido atualizado pelos KB's de retail aplicados anteriormente, ao iniciar o serviço ele foi iniciado corretamente!!!
Em um terceiro teste eu restaurei o AX32.EXE para a versão atualizada pelos KB's, 6.2.1000.1608, e mantive o AX32Serv.EXE na versão 6.2.1000.1437 e o serviço novamente foi iniciado sem problemas.
No final tenho o serviço do AX iniciado utilizando versões de ax32 e axserv 32 diferentes. Por alguma razão que ainda desconheço os KB's aplicados atualizaram corretamente os executaveis do AX, mas infelizmente o AX32Serv.exe apresentou problemas.
Em um servidor diferente, e com os mesmos produtos e KB's instalados este problema não ocorreu, ambos os executaveis estão na versão 6.2.1000.1608 e o serviço do AX esta iniciado e sem nenhum problema.
Em resumo, caso encontre o erro um dos erros abaixo verifique a versão dos executaveis e efetue os testes que fiz, talvez isso resolva seu problema momentaneamente até que a verdadeira razão do problema seja encontrada e solucionada, já que não podemos deixar os executaveis em versões diferentes!
Erro 01:
"Object Server 01: Fatal SQL condition during login. Error message: "The internal time zone version number stored in the database is higher than the version supported by the kernel (4/3). Use a newer Microsoft Dynamics AX kernel."
Erro 02:
"The Microsoft Dynamics AX Object Server 6.2$01-dbAX service terminated with the following service-specific error:
Cannot create another system semaphore."
Cannot create another system semaphore."
Espero que este post seja util!
Até a proxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário