Translate

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Livro Fiscal AX2012 R2 - Issue.

Olá pessoal!

Hoje quero compartilhar com vocês a solução para um problema que encontrei relacionado ao modulo "Livros fiscais" em um ambiente de AX2012 R2 CU6.

O problema:
Tudo estava funcionando perfeitamente neste ambiente. Um consultor me solicitou a instalação do DIEF neste ambiente para facilitar a importação de arquivos para o AX. Não era possível importar estes arquivos com o add-in do Office.

Efetuei a instalação da ferramenta e ela funcionou perfeitamente, o consultor importou com sucesso os arquivos necessários.

O problema foi que um outro consultor relatou que o modulo Livros Fiscais não estava mais no menu do AX. Este modulo simplesmente "sumiu" do menu de modulos do AX, simplesmente "sumiu".

AX sem o menu Livros Fiscais:




Ao verificar a AOT > Menu foi possivel ver que este modulo estava lá, também era possivel acessar os forms pela AOT, mas ainda assim este modulo não era exibido nos menus do AX. Tive o cuidado de comparar as propriedades deste menu na AOT com o mesmo em um outro ambiente que não apresentava problemas, não encontrei nenhuma diferença;

Propriedades do modulo na AOT:

Ainda na AOT > Menu eu expandi o "MainMenu" e constatei que o "FiscalBooks" não estava ali. No meu segundo ambiente vi que o FiscalBooks estava listado no MainMenu.

A causa:
Sei que este "desaparecimento" do modulo Livros Fiscais foi causado pela instalação do DIEF. Mas sinceramente não faço a menor ideia da real causa deste problema... Se alguem ai tiver ideia por favor me diga!!!!

Update:
Pessoal, segue abaixo a explicação para este problema, texto original em ingles:

"In your blog you wonder the cause of the missing reference. I will explain: The Fiscal books menu for Brasil was introduced in AX2012 R2 CU6. The model for Data Import/Export Framework was build for the earlier AX2012 R2 initial release. As the MainMenu is a complete object in a layer/model, the FPK layer of DIEF is used. So the addition in CU6 was in a lower layer and thus not recognized. I think it applies for all companies using AX2012 R2 CU6 and DIEF in Brasil. So your post is valuable. In CU7 the Data Import/Export Framework is part of the core product and both the Fiscal Books and DIEF menu are together within the SYP layer".

Esta explicação veio de André Arnaud de Calavon, que foi quem me ajudou a encontrar a solução deste problema!

Agradeço também a Diego Martins pelas dicas e esforço!!!

A solução:
A solução então foi simples, apesar de eu ter demorado todo um dia para descobrir!!!

Foi necessário recriar a referencia de menu via AOT.

Na AOT > Menu clique com o botão direito sobre MainMenu e escolha a opção "Novo > Referencia de Menu", uma nova janela se abrirá.




Na segunda janela, localize o menu FiscalBooks_BR, clique, segure e arraste-o para o MainMenu da outra janela:





Após este processo clique no botão salvar, destacado em vermelho na imagem acima, feche o AX e abra novamente na empresa correta e veja se o mudulo Livros Fiscais é exibido.




Agora o modulo é exibido exatamente como era antes da instalação do DIEF!

Estou criando um novo ambiente para refazer os processos e ter a certeza de que a instalação do DIEF realmente causa este problema, ao final do teste atualizarei este post!

Espero que esta dica seja útil a vocês.

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário