Translate

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A Historia do Microsoft Dynamics AX!

Olá pessoal!

Hoje vou compartilhar com vocês um pouco da historia do Dynamics AX.



O Dynamics AX possui 28 anos de idade. Durante este tempo muitas mudanças ocorreram, ações foram vendidas e fusões efetuadas. Seguem abaixo os principais fatos sobre a historia  deste produto!

Fundação

A aplicação foi desenvolvida inicialmente pelos irmãos Erik e Preben Damgaard, em Copenhague, na Dinamarca, e inicialmente o seu nome era DANMAX.

A IBM
Em 1994 a IBM (EUA) investiu e comprou 50% das ações da empresa de software Damgaard.

Axapta 1.0
A primeira versão do Dynamics AX foi lançada nos Estados Unidos e na Dinamarca em Março de 1998 pela Damgaard S.A. Esta versão já suportava tanto SQL Server quanto Oracle. As principais características desta versão eram os recursos Financeiros, Comercio, Gestão de Estoque, Logistica e Produção.

Axapta 1.5
A segunda versão do Dynamics AX (Axapta 1.5) foi lançada na Noruega, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Suíça, Bélgica e Espanha em Novembro de 1998.

Axapta 2.0
A terceira versão do Dynamics AX (Axapta 2.0) foi lançada para os clientes em Julho de 1999. As novas características mais notáveis foram os modulos de  Contabilidade e Projetos e Gerenciamento de Estoque. Nesta versão também tivemos novidades como OLAP, suporte a ActiveX, COM e a liberação do Object Server, o que permite a execução de algumas funções em servidores separados.

Axapta 2.1
O lançamento do Axapta 2.1 surgiu devido a demandas de mercado da Alemanha, Áustria, Suíça e Espanha. Esta foi a quarta versão do Axapta e foi lançada em Janeiro de 2000. O novo recurso mais notável foi a adição de uma ferramenta Web chamada Auto-Atendimento ao Cliente (CSS). O CSS foi o precursor do nosso atual Enterprise Portal. Com o Service Pack 03 para o Axapta 2.1 foi introduzido o AOS (Axapta Object Server), tornando o Axapta o primeiro ERP 03 Camadas do mercado na época.

Navision e Damgaard - Fusão:
Após a fusão das empresas Dinamarquesas Navision e Damgaard o "Axapta" passou a ser ter o nome "Navision Damgaard" e teve as versões 2.5 e 3.0.

Axapta 2.5
Está versão, a quinta, trouxe um ambiente de desenvolvimento de aplicações web completo, trouxe também o modulo de projetos e banco. Foi lançado na Dinamarca, Áustria e Reino Unido em Dezembro de 2000.

Axapta 2.5 Market Pack
O Axapta 2.5 Market Pack foi lançado em Outubro de 2001 na França e Italia. Esta nova camada de aplicativo continha o modulo "Costumer Relationship Management" (CRM).

Aquisição da Microsoft
Durante o verão de 2002 a Microsoft adquiriu a Navision Damgaard. Veja a noticia aqui.
A primeira ação foi renomear o produto para Microsoft Business Solutions Axapta.

Axapta 3.0
Esta versão trouxe o Microsoft Axapta Enterprise Portal e diversas novas funcionalidades. Também trouxe recursos de segurança, sistema e gráfico melhoradas.

Dynamics AX 4.0

Nesta versão o nome do produto foi alterado para Microsoft Dynamics AX e veio com uma aparência totalmente nova. Nesta primeira versão construida pela Microsoft houve um grande esforço para a integração do Dynamics AX4.0 com demais produtos Microsoft da época. O AOS se tornou um serviço do Windows, o .NET business conector foi disponibilizado, o CRL foi introduzido e a troca de arquivos XML era suportada via AIF e um novo modulo, Gerenciamento de Serviço, foi adicionado.

Dynamics AX 2009
Originalmente chamado de Dynamics AX 4.1, depois renomeado para Dynamics AX 5.0 e finalmente AX 2009. Esta foi a oitava versão do produto e trouxe novas melhorias para a interface gráfica. Outras melhorias foram o suporte ao UTC e o desenvolvimento do Enterprise Portal pelo Visual Studio.

Dynamics AX 2012
E finalmente o Microsoft Dynamics AX 2012 (06). Nesta versão temos ainda mais melhorias na interface gráfica e melhorias em aplicações para focos específicos tais como Retail e setor publico.

Logicamente existem diversos detalhes que não foram expostos aqui neste post. A intenção foi simplificar a historia deste produto!

O post original foi escrito por Mohamed Aamer e postado no Wiki do Technet e por esta razão, óbvio, os créditos são 100% dele!

@Mohamed, obrigado pelo post!

Resolvi traduzir este post, devidamente autorizado, pois com certeza este post tem muito valor para quem trabalha com este produto, uma leitura muito interessante!

Sugiro veemente que acompanhem o blog e twitter do Mohamed Aamer, vocês com certeza vão gostar!


Até a proxima pessoal!

Postado ao som de:
Sonata Arctica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário