Translate

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Dynamics AX e Load Balance (NLB)

Olá pessoal!

Se você estiver familiarizado com a forma como o balanceamento de carga do AX 2009 funciona, você poderá ficar surpreso quando descobrir que o AX 2012 Standard não faz o balanceamento de todos os serviços que se comunicam com o AOS. Talvez você não saiba que muitos dos serviços do AX só se comunicam com apenas 01 AOS. E então?! Seu ambiente está realmente trabalhando corretamente? Ele está de fato balanceado?....

Nas versões anteriores do AX a única maneira de se comunicar com um AOS era via "Chamadas de Procedimento Remoto" (RPC) utilizando a porta 2712 por padrão.


O AX 2012 introduziu uma segunda forma de conexão com o AOS ao passar a utilizar o "Windows Communication Foundation" (WCF).

Instancias de AOS monitoram o trafego WCF nas portas 8101 (WSDL) e 8201 (Services Endpoint).

Conexões de serviços de entrada não são balanceadas com base nas configurações de cluster de AOS na aplicação ( Administração do Sistema> Configuração> Sistema > Configuração de Cluster). Esta configuração é apenas para conexões RPC.

Para saber quando uma conexão usa RPC ou WCF de uma olhada na tabela abaixo:

Client Connection
AX client RPC and WCF services
Enterprise Portal RPC and WCF services
IIS (Web services) WCF services
IIS (Help server) WCF services
Office Add-ins (Word, Excel) WCF services
Report Server WCF services

Se você quer configurar o NLB para serviços do Dynamics AX será necessário utilizar outros métodos já que não é possível configurar este recurso pelo AX.

Um dos recursos mais fáceis para esta finalidade é a utilização da feature de NLB do Windows Server. Veja mais uma tabelinha para simples referencia:

Connection Load Balancing Solution
RPC AOS clustering
WCF services Network Load Balancing (NLB)

Em próximos posts mostrarei como configurar e utilizar o recurso de NLB via Windows!

Até a próxima!

Fonte: Dynamics AX in the Field

Nenhum comentário:

Postar um comentário