Translate

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Test Data Transfer Tool - Instalação!

Olá pessoal!

Neste post vou compartilhar com vocês a instalação da ferramenta Test Data Transfer Tool.

Nesta semana, após criar uma nova VM de AX2012 R3 eu precisei importar os dados de testes disponibilizados pela Microsoft, e para que isso fosse possível eu precisava utilizar esta ferramenta, neste caso eu documentei o processo de instalação e de importação dos dados para o Dynamics AX!

A Ferramenta Test Data Transfer Tool é uma ferramenta de linha de comando pode ser utilizada para importar e exportar dados entre ambientes de homologação e desenvolvimento (teste, demo...).

Já para ambientes de produção ela só deverá ser utilizada para exportação de dados, única e exclusivamente para exportação!

Faça o download do instalador pelo Information Source Services para efetuar a instalação!

Obs: Todo o processo descrito abaixo foi executado no servidor onde o SQL Server está instalado, está ferramenta exige o componente bcp.exe do SQL. Caso você precise executar este processo de outro servidor, certifique-se de que o componente SQL Server Client Tools esteja instalado neste servidor e também no servidor de banco de dados!

Após efetuar o download e descompactar o executável clique com o botão direito sobre ele e execute-o como administrador, clique em Next na tela exibida.

Aceite os termos de uso e clique em Next.

Clique em Next novamente.

E agora clique em Install.

Clique em Finish.

E verifique se no diretório C:\Program Files foi criada a pasta conforme imagem abaixo:


Pronto, ferramenta instalada! Nenhum mistério ou dificuldade, fácil fácil!

Agora vamos ao DemoData, efetue o download do arquivo na pagina do Partner Source, e após download descompacte o arquivo para uma pasta de fácil acesso no servidor. Depois de descompactado esta pasta ocupou quase 17GB no disco!

 Agora, no menu iniciar do Windows, localize o prompt de comando (CMD), clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção executar como administrador.

No CMD acesse o diretório da ferramenta usando o seguinte comando:
cd /d C:\Program Files (x86)\Microsoft Dynamics AX 2012 Test Data Transfer Tool (Beta)

Agora estamos dentro da pasta do Test Data Transfer Tool, onde está o executável que usaremos para importar os dados!!

Mas antes de executar o comando de importação é necessário para o serviço do AX, então, vá la nos serviços do Windows e pare o serviço!

Com o serviço parado vamos ao comando para importação de dados"

DP.exe Import c:\DemoData MicrosoftDynamicsAX

DP.exe = Nome do executável
Import = Ação a ser iniciada pelo executável
c:\DemoData = O nome da pasta onde estão os arquivos descompactados
MicrosoftDynamicsAX = Nome do bando de dados para os arquivos serão importados

Após digitar o comando acima e pressionar o ENTER a tela abaixo será exibida. Leia com atenção e após entender a mensagem digite Y para continuar.

Agora o executável está verificando o comando e permissões necessárias, aguarde!

Se tudo estiver ok a importação irá começar e a tela abaixo será exibida.

Aguarde o termino do processo que pode levar de minutos a algumas horas, no meu caso foram horas mesmo!!!

Note que no meu caso ocorreram erros, neste caso acesse via Windows Explorer o diretório de instalação da ferramenta e abra o arquivo DPlog.txt, e analise os erros.


Finalizado o processo ao acessar o AX você verá as varias empresas importadas para o AX!

Lembrando que neste caso eu utilizei o DemoData disponibilizado, exportado, pela Microsoft no Partner Source, por esta razão tantas empresas foram importadas. Caso precise de uma única empresa será necessário efetuar o processo de exportação de dados usando a Test Data Tranfer Tool, assunto este para um próximo post!

No inicio do post está o link para o TechNet, de onde tirei estas informações, lá tem muito mais, sugiro veemente que leiam!

Até a próxima pessoal!